08 de maio de 2024
Campo Grande 28ºC

Pacientes reclamam da demora no agendamento de consultas e exames especializados, em UBS

A- A+

A reportagem do MS Notícias esteve no UBS Nova Bahia (Unidade Básica de Saúde) de Campo Grande, na região norte e conversou com alguns funcionários e usuários do sistema público de saúde. A reclamação dos usuários é pela demora de exames e do atendimento na recepção, que estava demorado, pois havia somente uma funcionária administrativa atendendo duas filas, uma de idosos e outra para pacientes sem preferência no atendimento.

Nelson Santiago Souza, de 31 anos, pintor disse que o agendamento de consulta foi até rápido, porém os exames são demorados. Foi solicitado um Raio X, porém o paciente foi orientado a procurar o posto do Coronel Antonino para agendar o exame.

“Para agendar a consulta não demorou muito, foram 4 dias, eu fiz o exame de sangue mas preciso do Raio X e não estou conseguindo fazer”, explicou Nelson.

Pacientes que aguardavam na fila, onde tinha somente uma atendente, reclamavam da demora no atendimento. “Estou aqui faz meia hora e só dei quatro passos, a fila está grande e o atendimento é muito demorado”, disse uma senhora, de aproximadamente 60 anos, que não quis se identificar.

Além da demora no atendimento, os usuários reclamam também da demora no agendamento de consultas especializadas e exames que são feitos pelo SISREG.  Esse sistema é operado pela SESAU e agenda a maior parte dos exames e consultas com médicos especialistas. “Estou aqui na fila esperando para ver se marcaram meu exame, pois tem dois meses que estou aguardando e o SISREG não liga”, disse mais um paciente que também não quis se identificar.

A grande maioria da população está reclamando dos procedimentos que dependem do agendamento do SISREG, pois demora em torno de três meses para serem agendados, conforme o tipo de agendamento.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura, mas até o momento não tivemos retorno.

Leide Laura Meneses