05 de dezembro de 2021
Campo Grande 33º 23º

Dilma se reúne com ministros para definir estratégias na área econômica para 2016

A- A+

A presidente Dilma Rousseff (PT) aproveita última semana do ano para se reunir com ministros da área econômica do governo e definir pauta do Executivo que será apresentada ao Congresso após retorno do recesso em 2016.

Participam da reunião, ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, e do Planejamento, Valdir Simão, entre outros. Entre prioridades da pauta estão reforma da Previdência, novas conessões de portos e aeroportos além de medidas para simplificar sistema tributário. Um dos assuntos mais delicados para governo que deve ser discutido no encontro são as estratégias a serem adotadas para garantir aprovação da recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

A presidente precisa garantir estratégia eficaz para aprovar medidas de interesse do Executivo em 2016 já que sua taxa de apoio no Congresso tem caído mês a mês e culminou , no final de 2015, no índice histórico de taxa de governismo de 65%, que significa percentual de parlamentares que votam com governo.

Dilma pode ainda se reunir com governadores que estarão em Brasília para um encontro com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. Até momento, confirmaram presença na reunião governadores: Luiz Fernando Pezão, do Rio de Janeiro, Geraldo Alckmin, de São Paulo, Fernando Pimentel, de Minas Gerais, e Flávio Dino, do Maranhão.