07 de maio de 2024
Campo Grande 22ºC

Para ser base é necessário ter respeito e informações, diz Siufi

A- A+

Para ser base, é fundamental que se tenha informações. “Se eu não sei onde está sendo feita a limpeza na cidade, se eu não sei como estão as minhas indicações, as indicações dos vereadores, as minhas emendas orçamentárias, então como ser base? Eu tenho que fiscalizar a prefeitura, essa é minha função primordial, elaborar leis, fazer a interlocução da população com o executivo, mas fiscalizar como se eu não sei o que está sendo feito?”, essa foi a fala, em tom de desabafo, do vereador Paulo Siufi (PMDB) durante sessão da Câmara realizada no Centro Comercial, antiga Rodoviária de Campo Grande.

Explicando que os vereadores não têm recebido as informações sobre a situação das obras, as que estão paradas, o andamento de outras, e que não cabe mais dizer que “vai ser licitado”, porque isso coloca uma interrogação aos reclamos da população, e que está na hora de trabalhar apresentando “ordem de serviço”, o vereador Paulo Siufi informou esse foi o principal tema tratado em recente encontro entre cinco vereadores peemedebistas com o prefeito Gilmar Olarte, que se mostrou receptivo.

Estiveram reunidos no gabinete de Gilmar Olarte, ainda na tarde de sexta-feira (6), os vereadores Paulo Siufi, Vanderlei Cabeludo (líder da bancada), Edil Albuquerque (líder do prefeito), Mario Cesar (presidente da Câmara) e Magali Picarelli, quando foram tratados assuntos administrativos, apresentados o quadro de convocados e as reduções feitas, com a respectiva redução na folha de pagamentos, as cedências que foram solicitadas do governo do Estado, que não oneram.

Para Siufi, receber os vereadores foi o primeiro passo e definiu a continuidade do apoio ao prefeito, mas a partir de agora eles querem que se respeitem os vereadores, mantendo um diálogo e atendendo as solicitações. “Secretário que não atende telefonema de vereador, não quer o bem de Campo Grande. Quando o vereador liga, não é para pedir favor pessoal, mas para levar o que o cidadão esá solicitando. O prefeito garantiu que vai marcar uma reunião com os secretários todos, exigir que se faça uma relação dos celulares a ser passada para os vereadores. Não se admite que secretário não queira atender vereador, eu não entendo”, disse o vereador.

Após um período em que as relações estiveram conturbadas e correu o risco de perder parte dos aliados, Olarte garantiu as relações entram a partir de agora em novo tempo. Os vereadores vinham cobrando ações e não se mostram dispostos a aguardar mais tempo para que os problemas de relacionamento sejam resolvidos, uma vez que esta gestão tem um ano de trabalho, período mais que suficiente para ter estas questões resolvidas.

As cobranças, a partir de agora, é pela atualização das informações. Os vereadores cobram acesso ao caderno de obras e ações. Sem isso, os vereadores se dizem impedidos de fazer a defesa do prefeito ou continuar em sua base. “Eu sai de lá convencido de que ele assumiu o perfil administrativo que nós queremos. Isso aconteceu em outras administrações, o gestor se acredita tão confortável no caso que esquece que tem base, que tem vereadores. Se houver erros, vamos apontar e cobrar”, finalizou Siufi.