07 de maio de 2024
Campo Grande 22ºC

"CONDUÇÃO EQUIVOCADA"

PF tem atrapalhado investigações da CPI, diz Simone Tebet

CPI da Pandemia escuta hoje (13.jul) Emanuela Medrades, diretora técnica da Precisa Medicamentos

A- A+

Simone Tebet (MDB-MS) classificou como “condução equivocada” a iniciativa da Polícia Federal em tornar Emanuela Medrades investigada pela instituição na véspera do depoimento. Para ela, a decisão tem atrapalhado os trabalhos de investigação da CPI. A senadora pediu que a questão possa ser levada ao encontro dos chefes dos Poderes da República. 

RELACIONADA - Vídeo: Tebet 'dá aula', aponta erros de valores, de inglês e fala em 'manipulação' do governo

A senadora Simone, mais cedo, pediu que a CPI encaminhe perícia sobre as invoices no Ministério da Saúde tratando da compra das vacinas Covaxin. Invoices são faturas usadas para o pagamento de serviços ou produtos comprados do exterior. A senadora aponta que a segunda e terceira invoices sofreram montagem ou preenchimento indevido. Estas invoices tinham todas as características de serem comerciais, já que tratavam até do pagamento fora do país, alertou. Ela acrescentou que pagamentos desse tipo não podem ser feitos com dados errados nas invoices. 

— O Ministério não pode pagar com dados de quantidade ou valor errado. A terceira invoice tinha dados errados sobre quantidade de vacinas. Do lado esquerdo constam 4,8 milhões de doses, mas do lado direito, 3 milhões. Os R$ 200 milhões eram pra 4,8 milhões ou 3 milhões de doses? — estranha a senadora, lembrando que as investigações tratam do suposto recebimento de propinas.

Fonte: Agência Senado