19 de maio de 2024
Campo Grande 18ºC

MINISTROS DE LULA

Quem é Vinicius Carvalho

À frente da CGU, Carvalho deve ter palavra final sobre a revisão dos sigilos de 100 anos decretados pelo governo de Jair Bolsonaro

A- A+

O presidente eleito Lula (PT) anunciou na 5ª.feira (22.dez.22), que o ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica Vinícius Marques de Carvalho comandará a Controladoria-Geral da União (CGU). 

Carvalho é professor no Departamento de Direito Comercial da Universidade de São Paulo (USP). É doutor em direito pela USP. Ele esteve à frente do Cade durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

Ele ingressou na entidade em 2008, como conselheiro, e em 2012 foi eleito presidente. Antes, ocupou a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, na gestão de José Eduardo Cardozo.

À frente da CGU, Carvalho deve ter palavra final sobre a revisão dos sigilos de 100 anos decretados pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) em documentos da administração pública. Lula já havia prometido durante a campanha eleitoral a liberação desses dados.

Também ficará responsável por analisar uma possível revisão dos acordos de leniência firmados com empresas atingidas pela Operação Lava Jato.

O órgão de controle interno do governo federal tem como atribuição garantir a transparência da gestão pública, por meio de ações de auditoria pública, correição, ouvidoria, além de prevenção e combate à corrupção