22 de maio de 2024
Campo Grande 24ºC

ELEIÇÕES 2022

Vídeo: respostas de Riedel a Contar em debate viralizam

O debate durou 2h. Enquanto Riedel falou em "gestão de estado", Contar tentou emplacar pautas de "moral" e pessoalidades sobre alegados "ataques a sua família"

A- A+

O candidato ao governo, Eduardo Riedel (PSDB), castigou o adversário, Capitão Contar (PRTB), no único confronto do 2º turno das eleições em Mato Grosso do Sul — debate da TV Morena, afiliada da TV Globo — realizado na noite da 5ª.feira (27.out.22). A íntegra do debate.

Contar havia adotado como estratégia, logo após o 1º turno, optar pela ausência nos debates. Ele disse, por meio da sua assessoria, que a medida visava “não desprestigiar nenhum veículo de comunicação”, mas ao escolher a TV Morena como único canal para debater suas ideias, fez exatamente o contrário do que argumentou pretender.  

O debate durou 2h. Enquanto Riedel falou em "gestão de estado", Contar tentou emplacar pautas de "moral" e pessoalidades sobre alegados "ataques a sua família". Veja um dos vídeos que circulou nas redes: 

Ao longo dos 15 dias do 2º turno, Riedel aproveitou o espaço em dezenas de veículos de comunicação para ser praticamente sabatinado, em razão da ausência do adversário. O homem nervoso que apareceu nos debates no 1º turno, deu lugar a um indivíduo com oratória afinada e que colocou todo o conhecimento como administrador à frente de suas falas, dominando e encurralando o adversário.

O termo “Riedel” foi parar no trending topics do Twitter e dezenas de compartilhamentos mostravam Contar desconfortável e visivelmente em desvantagem de conhecimentos em detrimento a boa performance do adversário. Alguns posts mostram críticas à Contar: 

 

Ao longo do debate, Riedel falou dos planos de gestão futura de Mato Grosso do Sul, enquanto seu adversário usou como cartadas informações e supostas denúncias, sem apresentar provas.

No 1º bloco do debate, Riedel apresentou seu plano de investimentos do Estado, em diferentes setores como infraestrutura, logística e economia. Contar mostrou desconhecer sobre esses assuntos e não mencionou nenhum projeto.

Riedel prometeu fazer a interligação de obras em diferentes regiões, avançar nas estradas, rodovias e preparar o desenvolvimento por meio da rota bioceânica. “Vamos falar sobre o futuro, que candidato é este que não tem nenhum conhecimento sobre o orçamento e não sabe que plano de investimentos tem para o Estado. Nós temos um projeto de desenvolvimento, com previsão de investimentos e ações concretas para todas as áreas. O senhor não apresenta nada”, atacou.

O bloco se desenrolou e Contar não conseguiu apresentar seu plano de investimentos. “Como deputado deveria estudar mais sobre o orçamento do Estado e ter um planejamento para sua administração. Como vai governar assim”, questionou Riedel.


Riedel chamou de “fake news” acusações feitas por Contar. O candidato disse que tem uma trajetória de vida com experiência profissional, que o coloca preparado para estar à frente do Estado. Também mencionou que é “ficha-limpa” e nunca sequer foi alvo de processo na Justiça. “Vou colocar a minha certidão negativa disponível nas minhas redes sociais, assim como do meu vice, desafio o senhor e o seu vice a fazer o mesmo”, rebateu Riedel.

Como mostramos aqui no MS Notícias, os debates ao longo desses 15 dias de 2º turno deram a Riedel experiência frente às câmeras para apresentar de maneira simples e objetiva suas propostas de gestão. No debate da TV Morena, era quase desleal o embate com Contar, que estava extremamente nervoso e em desvantagem de conhecimento e também de propositura de projetos em relação ao adversário. “Espero que a população possa avaliar quem está mais preparado para administrar o Estado. Eu vim discutir o futuro, enquanto que meu adversário só abaixou o nível, por não ter nada para mostrar”.