26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Esportes

Mulheres Fortes no Esporte: Programa de treinamento esportivo escolar com elas

A- A+

Campo Grande (MS) O que seria do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) Treinamento Desportivo e projetos vinculados se não fosse a presença feminina? Hoje, a iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, coordenada e executada pela Fundesporte em parceria com o Núcleo de Esportes (Nesp) da Secretaria de Estado de Educação (Sed), conta com centenas de mulheres.

Elas atuam em escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), comunidades indígenas e quilombolas, e Unidades Educacionais de Internação (Uneis) de 68 municípios, proporcionando a crianças e jovens o acesso ao esporte, em mais de 22 modalidades convencionais e paralímpicas. Além do Prodesc, fazem parte do treinamento desportivo o Programa Forças no Esporte (Profesp), Programa Especial de Esporte e Lazer Inclusivo, "Bom de Bola, Bom na Escola" e MS Campeões.

O objetivo é muito mais do que agir na formação desportiva, mas também existir como ferramenta de inclusão social, de saúde física e mental, além dos aspectos educacionais e de cidadania. Portanto, estas são mulheres que dedicam parte do seu tempo em prol da sociedade, levando diariamente ensinamentos de vida e, claro, fundamentos de diversos esportes a um número significativo de alunos/as-atletas.

Sem dúvida, esse é o programa da Fundesporte de maior universalização e alcance na iniciação esportiva. Um forte exemplo de que educação e esporte andam lado a lado e são instrumentos de transformação social. Com a pandemia da Covid-19, a responsabilidade dobrou e estas profissionais têm papel primordial na vida de milhares de crianças e jovens, principalmente no que se refere à amenização do estresse, da angústia, da ansiedade e do desejo de retorno à vida normal.

O esporte é fundamental neste sentido. São tempos difíceis, mas o trabalho que vem sendo feito com o treinamento desportivo, de forma remota, com certeza dá injeção de ânimo e esperança de que dias melhores virão, em breve.

No mês de março, a Fundesporte evidencia mulheres envolvidas com o esporte em Mato Grosso do Sul. Desta vez, o foco são as mulheres que fazem parte do Prodesc e programas vinculados de treinamento esportivo, homenagem que integra a série Mulheres Fortes no Esporte. Confira algumas das profissionais.

Publicado por: Lucas Castro