18 de abril de 2024
Campo Grande 16ºC

Aprovados em concurso da polícia devem ser chamados para academia a partir de março

A- A+

Um dos discursos do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), na época de sua campanha, foi o de aumentar o efetivo das polícias militares e civil no Estado, chamando os remanescentes do concurso de 2013. De acordo com o secretário de justiça e segurança, Silvio César Maluf, mais aprovados deverão ser chamados durante este ano.

Conforme explicou o secretário, reuniões semanais estão sendo realizadas com o governador a fim de discutir a questão dos remanescentes e também da segurança pública no Estado, e garantiu ainda que a equipe está realizando um levantamento para constatar a atual situação.

“Estamos fazendo reuniões semanais com governador e secretariado para passar um perfil  daquilo que estamos constatando dentro  da administração, até porque  a primeira fase da transição que foi feita é uma analise de documentos. Agora a gente assume e toma verdadeira noção das dificuldades ou facilidades, obviamente que há mais dificuldades já que a questão  financeira ficou limitada para todos nós” .

Maluf adiantou que não os remanescentes não devem esperar que todos serão chamados em um devido momento, mas sim que tudo será analisado tecnicamente. Também deixou claro que os concursos das polícias de 2013 ainda estão em andamento e que há turmas em formação, sendo assim, essas turmas deverão estar formadas para que se possa chamar novos servidores.

“Ainda tem pessoas ainda frequentando academia  para poder  ser colocados na sociedade. Eles tem que ser adestrados, treinados. Uma vez fechada essa turma a gente já começa iniciar com o chamamento daqueles que foram aprovados, data não tem, mas são as medidas que o governador passou como  emergenciais para tentar aumentar o efetivo”, disse o secretário.

Além disso, foi lembrado que a formação dos policiais teve sua carga horária na academia reduzida, de dez para seis meses, e a última turma que entrou será formada em quatro meses, terminando em março. A partir desse mês se iniciará o novo chamamento, podendo acontecer também a prorrogação do concurso, já que ele tem a validade para esse ano.

Bombeiros: Também na manhã de hoje aconteceu a solenidade de posse do novo comandante do Corpo de Bombeiros, ao coronel Esli Ricardo de Lima. Durante o evendo, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja garantiu mais  investimentos na estrutura da instituição, assim como ampliar seu efetivo, para conseguir produzir um trabalho de mais qualidade.

Os investimentos tem como objetivo cobrir o déficit de equipamentos e viaturas para corporação, assim como ampliação do efetivo, que hoje está em em 1, 4 mil integrantes.

Tayná Biazus