26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Presos de MS realizam Enem hoje e amanhã

A- A+

O Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio), acontece hoje e amanhã para as pessoas em situação de prisão no Estado. Das 1.164 pessoas, cerca de 1.123 são de estabelecimentos penais da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e nove adolescentes infratores e 32 do Presídio Federal.

Foi registrado um aumento de 12,6%, neste ano, se comparado ao ano passado. Considerando apenas o número de custodiados da Agepen, houve um incremento ainda maior, de 13%.

Em Campo Grande o exame será realizado, além do Presídio Federal e das Uneis (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco e Estrela do Amanhã, no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, Instituto Penal de Campo Grande, Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, Centro de Triagem “Anísio Lima”, Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, na unidade semiaberta feminina e, pela primeira vez, na Casa do Albergado.

Outros municípios do Estado irão receber as provas, sendo Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Dois Irmãos do Buriti, Jateí, Jardim, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

Conforme dados da Divisão de Educação da Agepen apontam que a Penitenciária Harry Amorim Costa, em Dourados, novamente foi o presídio que reuniu o maior número de inscrições de internos para participação no Enem Prisional no Estado, com 129 reeducandos, seguido pelo Instituto Penal de Campo Grande, com 106, e pelo Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (Máxima), com 100.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, a prova voltada às pessoas em situação de prisão segue o mesmo formato da regular. O que muda é o conteúdo das questões.

Os aprovados, além da certificação de conclusão do Ensino Médio, poderão concorrer a vagas em universidades e em programas governamentais.

Tayná Biazus