29 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

JUSTIÇA

'Saidinha' de fim de ano, vai liberar 455 presos em Campo Grande

A- A+

Serão liberados 455 internos de três presídios da capital a partir desta quinta-feira (24), para as véspera de natal e ano novo. Os internos que serão liberados cumprem pena no regime semiaberto e aberto feminino e masculino e casa do Albergado.

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen-MS), informou que as saídas dos detentos são temporárias, e seguem as portarias da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande.

Os internos que vão dispor deste benefício, ficarão liberados das 7h do dia 24 (quinta-feira) até às 17h do dia 26 (sábado) para os liberados no Natal, e das 7h do dia 31 (quinta-feira) até às 17h do dia 2 de janeiro de 2021 para o ano novo.

Agepen informou que na capital, o total são 23 internas do regime semiaberto do Estabelecimento Penal Feminino. Mas, 12 delas serão liberadas no Natal, e as outras 11 no ano novo.

Já no semiaberto do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, o total é de 340 internos, 190 sairão no Natal e 150 no ano novo.

Para os internos da Casa do Albergado, os 92 do regime semiaberto sairão às 7h do dia 24 e retornarão apenas às 17h do dia 2 de janeiro.

Em Dourados a saidinha de fim de ano não foi concedida pela Justiça. Nas demais cidades, os custodiados em regimes semiaberto e aberto estão em prisão domiciliar, por determinação da Vara Penal do Interior (VEPIn).

A saída temporária está prevista no artigo 122 da Lei de Execução Penal e não beneficia presos em regime fechado.