28 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Aprenda a preparar no forno receitas tradicionalmente fritas

A- A+

Os alimentos fritos, apesar de serem práticos e saborosos, são considerados pouco saudáveis. Se você adora comer frituras, mas deseja evitar o consumo de óleo com frequência, existe uma alternativa: preparar os pratos no forno! Esse aparelho, além de preservar as propriedades dos alimentos, evita a sujeira excessiva na cozinha.

Veja abaixo algumas receitas tradicionalmente fritas que podem ser preparadas no forno!

Batata frita

Ingredientes: 6 batatas grandes  /  3 colheres de sopa de azeite  /  Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180ºC. Cubra com azeite uma forma própria para forno e, em seguida, descasque e corte as batatas em tiras bem finas. Polvilhe-as com sal, azeite, pimenta do reino e misture bem. Coloque as batatas na forma e certifique-se de que nenhuma ficou por cima da outra. Asse por 30 minutos, ou até que a batata fique dourada e crocante. Coloque em um prato com papel toalha, deixe secar por cinco minutos e depois sirva.

 

Mandioca frita

Ingredientes: 500 g de mandioca  /  Azeite e sal a gosto  /  Cebola e alho (opcional)

Modo de preparo

Cozinhe a mandioca e tire-a da água enquanto ainda estiverem firmes. Deixe esfriar e corte-a em palitos. Forre a forma com papel alumínio para que as mandiocas não grudem e depois deposite os palitos. Salpique sal, despeje um fio de azeite e coloque a cebola e o alho se desejar. Asse as mandiocas em temperatura média e vire os palitos para que os dois lados dourem.

 

Bolinho de chuva

Ingredientes: 1 ovo  /  1 colher de manteiga (derretida)  /  1 xícara de farinha  /  80 ml de leite  /  ¼ xícara de açúcar  /  1 colher de fermento  /  1 colher de canela

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o ovo, o leite e a manteiga. Mexa bem e, em seguida, adicione a farinha, o fermento e o açúcar. Misture até formar uma massa homogênea. Depois, distribua a massa em forminhas, mas não encha até a borda para que o bolinho possa crescer sem vazar. Leve ao forno a uma temperatura de 180ºC e deixe assar por, aproximadamente, 15 minutos. Polvilhe canela e açúcar na hora de servir!