30 de março de 2024
Campo Grande 24ºC

Doenças respiratórias também podem ocorrer no verão; saiba como se prevenir

A- A+

Como o verão brasileiro é a estação mais chuvosa do ano, muitas pessoas tendem a deixar de lado os cuidados necessários para evitar doenças respiratórias. No entanto, ainda que a umidade do ar seja maior nessa estação do que no inverno, é importante ter em mente que alguns dias podem também ser bastante secos. Como as temperaturas são mais altas, a umidade tende a evaporar mais facilmente e, quando as chuvas se tornam mais escassas, o tempo seco pode acarretar problemas nos pulmões ou nas vias respiratórias.

Além disso, o calor contribui para o aumento da densidade do ar que consequentemente, leva mais tempo para circular e se dissipar. Por isso, em zonas onde a emissão de poluentes é intensa, as partículas tóxicas permanecem por mais tempo no ar. Esse fator também pode provocar irritações no aparelho respiratório e até mesmo o acúmulo de bactérias do ambiente e nos pulmões.

Para evitar essas doenças e problemas, algumas dicas podem contribuir para aumentar a saúde do seu sistema respiratório e garantir que você aproveite seu verão com o máximo de conforto e bem-estar. Confira!

Eletrodomésticos

Para refrescar os ambientes e diminuir o seu calor excessivo, é possível encontrar diversos tipos de produtos no mercado. Para escolher o mais adequado, porém, é importante conhecer as características de cada um e suas vantagens específicas.

O ar-condicionado é um dos equipamentos mais comuns de refrigeração. Ao contrário do que muitos pensam, ele não diminui a umidade do ar: seu sistema apenas promove a circulação do ar e a diminuição de sua temperatura, mantendo a umidade no mesmo nível. 

O aparelho é bastante recomendado para empresas ou residências mais quentes, pois tem uma ação eficiente e constante. Em dias em que a umidade está abaixo dos níveis recomendados, vale a pena utilizar um aparelho de umidificação, pois ele irá tornar o ar mais saudável e evitar que as vias respiratórias fiquem ressecadas. Por isso, um climatizador pode ser uma das melhores opções, já que refresca o ambiente ao mesmo tempo em que o umidifica. Além disso, o aparelho também deixa as temperaturas mais amenas, o que pode ser interessante durante a noite, quando o corpo precisa de temperaturas mais confortáveis para ter um sono de qualidade.

Cuidados

Evite ambientes abafados e com pouca circulação de ar. Em casa, deixe janelas e cortinas abertas, pois isso estimula a ventilação e deixa o ambiente mais iluminado. Além disso, retire tapetes pesados e qualquer tipo de item que possa prejudicar a passagem de ar pelos cômodos.

Na hora de se exercitar, evite fazer atividades ao ar livre entre 10 horas da manhã e 4 da tarde. Como nesse horário as temperaturas são mais altas, a concentração de agentes poluentes e resíduos no ar é maior, aumentando as chances de chegar ao aparelho respiratório.

No verão, o excesso de transpiração aumenta o consumo de água do organismo, o que pode deixar vias e mucosas mais secas. Por isso, aumente o consumo de água diário, mantendo-se hidratado e com uma garrafa de água sempre por perto.