17 de junho de 2024
Campo Grande 28ºC

Festival das Artes do Fogo acontece em novembro na Capital

A- A+

A Fundação Municipal de Cultura promove o Festival das Artes do Fogo um evento voltado a mostra, apresentação e comercialização de produtos originados das modalidades de arte que, para se concretizar necessitam do fogo, como por exemplo, a cerâmica, o vidro, a pintura de porcelana e faiança, a esmaltação de metais, entre outras.

Tais modalidades fazem parte das mais antigas expressões artísticas, requerendo dos seus praticantes, muita sensibilidade, técnica e talento, pois a obra só adquire seu estado final depois de ter contato com o fogo, que é quem dá o toque final à obra.

O Festival, primeiro evento específico do setor em Campo Grande e com abrangência estadual, tem como objetivo apresentar o setor para o campo-grandense e divulgar a produção local e regional, promovendo um encontro de artistas, artesãos, professores, indústria e população para uma troca de informações, experiências e vivências nas áreas das artes do fogo. Haverá mini oficina para crianças, apresentação de equipamentos da área, apresentação de produtos das indústrias do Estado.

Dentre os participantes estarão artistas, artesãos e representantes das indústrias do Estado. Estarão também a cerâmica indígena, artistas como Clara Rahe, Neide Ono Alexandra Camillo, América Cardinal, Buga de Bonito, Cerâmica Fênix, Artesanato Figueira, Fannyah, Gleide Inês, Grupo Madre Terra, Indiana,  Ateliê Ihayti, Luiz Gonzaga, Neuza Bencice, Pimpa Arruda, Rosie de Oliveira, APL Cerâmico Terra Cozida do Pantanal de Rio Verde , Laboratório Senai (Rio Verde), Ateliê Jasmim de Bonito, Silvia Stumpo, Grupo Riverarte de Rio Verde , UDU (Cerâmica de Bonito), Acadêmicos do curso de Artes Visuais da UFMS, entre outros brilhantes artistas e produtores de Mato Grosso do Sul.

O evento ocorrerá no dia 1 de novembro, das 15h às 22h, na Plataforma Cultural (antiga Estação Ferroviária, na av. Calógeras esquina com a av. Mato Grosso).

Karla Machado com Assessoria