29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Bonito

Fórum Mundial vai debater desafios dos jornalistas de mídia eletrônica, diz Edinho Neves

A- A+

Acontece em Bonito – distante 261 quilômetros de Campo Grande - 1º Fórum Mundial de Jornalistas da Mídia Eletrônica, que será realizado entre os dias 16 e 19 de novembro.

O evento, promovido pela Mídia Brasil Associados (Associação de Jornalistas da Mídia Eletrônica do Brasil), pretende reunir centenas de profissionais e estudantes em um dos principais destinos de ecoturismo do país para debater temas pertinentes sobre o assunto, como crimes de internet, controle da mídia e conservação da natureza.

A programação das palestras é guiada por temas relacionados também ao turismo e a sustentabilidade, mas também há espaço para aproveitar o lazer e contemplação das paisagens que a cidade oferece, apresentando aos participantes o potencial econômico e a cultura da região. Além de convidados de diversos estados brasileiros, estarão presentes nomes notáveis da comunicação internacional.


Entre palestrantes estão ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, o secretário de turismo de Mato Grosso do Sul, Athayde Nery além do deputado federal do Maranhão, Nildo Rocha que vai palestrar sobre controle da mídia.

De acordo com presidente da associação, o jornalista Edinho Neves, do Mato Grosso do Sul, o evento tem a intenção de renovar e fortalecer o intercâmbio entre diferentes regiões, com características agregadoras. "Somos um grupo relativamente novo, com 120 associados em todo o Brasil. Acho que faltava esse tipo de organização pra formar uma rede de amizade e cooperação entre jornalistas que vivem e trabalham em lugares distantes uns dos outros", diz.

O Fórum Mundial conta com o suporte da Prefeitura Municipal de Bonito, Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Bonito), Abaetur (Associação das Agências de Turismo de Bonito), Bonito Convention e Visitors Bureau, FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Abaetur (Associação das Agências de Turismo de Bonito), IcmBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), entre outros apoiadores, como os deputados federais Carlos Marun, Baleia Rossi e Geraldo Resende, além do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera.

Encontro da Mídia Brasil Associados, em Camamu e Maraú, na Bahia. A primeira edição aconteceu em 2014, em Bonito. Segundo Edinho, o plano é continuar realizando esses eventos em regiões turísticas, como as cidades de Gramado, no Rio Grande do Sul, e o Rio de Janeiro.