19 de maio de 2024
Campo Grande 18ºC

DINHEIRO ENTRA, IBOPE SAI

Milagre da subtração? Show da Fé faz um terço da audiência matinal da Band sumir

Para piorar o cenário da queda, as outras três principais emissoras do país tiveram um aumento de audiência matinal em agosto

A- A+

A transmissão do Show da Fé no início da manhã da Band fez a emissora perder um terço do ibope na faixa matinal em agosto. O horário vendido para o missionário R.R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, provocou o encerramento do Bora São Paulo e prejudicou o restante da programação no início do dia.

Segundo dados aos quais o Notícias da TV teve acesso, a Band registrou 0,7 ponto de ibope entre 6h e meio-dia durante o mês passado na Grande São Paulo, o principal mercado publicitário do país. A queda foi de 33,5% na comparação com julho, quando o Show da Fé ainda não era exibido.


Para piorar o cenário da queda, as outras três principais emissoras do país tiveram um aumento de audiência matinal em agosto: a Globo cresceu 11,5%, o SBT teve um salto de 16,6%, e a Record atraiu 14,6% mais telespectadores.


O programa religioso de R.R. Soares, que ocupa a faixa das 6h às 8h, dificilmente passa dos 0,3 ponto de média, e há dias em que chega a ficar perto do chamado traço de ibope, com 0,1. Antes, o Bora SP chegava a bater 1 ponto no horário e entregava com uma audiência maior para o Bora Brasil, que tem sofrido para erguer os números da igreja a partir das 8h.

Mas por que R.R. Soares voltou à Band?
O líder da Igreja Internacional da Graça de Deus ocupou o horário nobre da emissora entre 2003 e 2021, mas o acordo não foi renovado no final do ano passado por causa do início do Faustão na Band. O dinheiro usado por R.R. Soares para pagar o espaço privilegiado ajudou a empresa durante muito tempo, em uma das fases mais pesadas financeiramente da TV.

O carinho foi tanto que a Band chegou a homenageá-lo no último dia de Show da Fé e recebeu a promessa de que estaria de portas abertas caso ele desejasse voltar em alguma outra ocasião, o que aconteceu no segundo semestre deste ano.