25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Mulheres vítimas de violência terão atendimento unificado

A- A+

Para unificação dos atendimentos prestados às mulheres vítimas de violência a Subsecretaria de Políticas para Mulheres, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) reuniu na manhã desta terça-feira (22), profissionais que prestam atendimento psicossocial no Centro Especializado de Atendimento a Mulher (CEAM), na Casa Abrigo e na Casa da Mulher Brasileira, local em que foi realizada a capacitação. Desde a inauguração da Casa da Mulher Brasileira, mais de 5 mil mulheres procuraram atendimento.

Segundo Luciana Azambuja, subsecretária da Mulher, a capacitação foi articulada para unificar os atendimentos e, assim, ter um protocolo com as informações das mulheres que buscam orientação. “A Subsecretaria e a Casa da Mulher Brasileira foram criadas no início do ano e, para uma construção coletiva com excelência de atendimento, foi discutida uma forma de adotar um modelo padrão para direcionar os trabalhos. Esse modelo de atendimento deve contar com um banco de dados contendo todas as informações dos procedimentos”, disse Luciana.

O primeiro atendimento é feito pela Casa da Mulher Brasileira, com acolhimento e, após triagem, é feito o direcionamento ou para Delegacia Especializada da Mulher ou para a CEAM que presta acompanhamento psicológico, e até mesmo para a Casa Abrigo, local que abriga mulheres que correm risco de morte.

A DEAM recebe cerca de 70 atendimentos por dia e desde a inauguração da Casa da Mulher Brasileira já foram realizados até o início de setembro, 19.498 atendimentos.

Conferência para Mulheres

Na oportunidade houve a convocação para a 3ª Conferência Municipal para as Mulheres, com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, que será realizada na próxima quinta-feira (24), a partir das 8h, no Centro de Múltiplas Referências e Convivência do Idoso – Vovó Ziza, no bairro Tiradentes.