24 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Municípios recebem palestras para controlar o dinheiro público

A- A+

Diante da crise o assunto mais discutido, pelos governos federais, estaduais e municipais, é o corte de gastos. Visando um maior controle e aproveitamento do dinheiro público o TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) está realizando palestras em diversos municípios de todo o estado.  Neste mês outubro, foram realizadas duas palestras ministradas pelo diretor geral do Tribunal de Contas do Estado, Eduardo dos Santos Dionizio.

A última com o tema Controles Internos” foi apresentada no evento “Rota do Desenvolvimento”, em parceria com o Sebrae-MS, na cidade de Dourados, onde o diretor ressaltou a importância do controlador fiscal do município estar atento ao cumprimento das normas que estão previstas em lei, avisando aos responsáveis em caso de irregularidades em licitações e prestações de contas.

Eduardo Dionízio alertou também sobre a importância da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece critérios para uma gestão pública organizada, controlada e responsável e que não cause problemas a outros gestores: “Antes, era comum vermos prefeitos que contratavam no fim do mandato e entregavam o cargo de modo que o sucessor levava até três anos para resolver problemas”, afirmou.