17 de junho de 2024
Campo Grande 26ºC

Oficina de cabaça, bonecas e objetos decorativos começa hoje em Bonito

A- A+

No mês de novembro, as oficinas artesanais do projeto “Mãos que fazem a história de MS”, que começaram em outubro. Bonito, Aquidauana e Sete Quedas são os municípios que receberão as oficinas este mês.  Propostas pela artesã Indiana Marques, as aulas contam com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais do governo do Estado e são gratuitas.

O projeto prevê a capacitação de artesãos ao longo de dez oficinas em cidades do interior do Estado. As aulas serão ministradas por professores capacitados em diferentes técnicas artesanais.

As oficinas levam o artesanato a essas regiões, considerando a variedade de matérias-primas e a potencialidade do local, a criação dos produtos e a capacitação dos artesãos darão ênfase à história e à identidade de cada município, resultando em belos e valorizados produtos locais.

As aulas do projeto abordarão técnicas de cerâmica, fibra, mosaico, tecelagem e material reciclado e serão ministradas em aulas teóricas e práticas embasadas por apostilas que descrevem as etapas de produção, materiais, design e a formação do preço final.

Confira a relação de oficinas realizadas em novembro:

Bonito – Cabaça, bonecas e objetos decorativos

De 3 a 14 de novembro

Local: Associação Bonito Feito à Mão, na rua Pilad Rebuá, 1956, Centro.

Aquidauana – Cerâmica e bonecas índias

De 10 a 24 de novembro

Local: Fundação de Cultura - Aquidauana, rua Manoel Antonio Paes de Barros, 703

Sete Quedas – Cerâmica / Peças decorativas e utilitárias

De 10 a 24 de novembro

Local: Prefeitura Municipal, na rua Monteiro Lobato, 675, Centro.

Serviço

Os cursos são gratuitos. Outras informações podem ser obtidas com Indiana Marques pelo telefone 8126-6458 ou pelo e-mail indianamarques@bol.com.br.