16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Projeto da Ginga capacita profissionais da dança com apoio do FIC/MS

A- A+

A Ginga Companhia de Dança inicia amanhã, o primeiro módulo do Projeto FIC com a Dança. Realizado com recursos do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto traz a Campo Grande três oficinas gratuitas com renomados profissionais da dança residentes em São Paulo e Distrito Federal.

O objetivo do projeto é promover a capacitação e ajudar na formação de estudantes e profissionais da dança de Mato Grosso do Sul.  Cerca de trinta profissionais da dança residentes em Campo Grande e no interior de Mato Grosso do Sul participarão do primeiro módulo. As oficinas terão 20 horas cada e serão realizadas no Movimente Espaço de Danças entre outubro e novembro. As atividades são totalmente gratuitas.

O primeiro módulo, com início no dia 31, é a oficina de Dramaturgia do Movimento, ministrada pela bailarina Vanessa Massedo, residente em São Paulo. A proposta é perceber o corpo por meio do diálogo entre preparação, investigação, experimentação e composição do movimento.

O foco está em estudar ações físicas, movimentos e gestos, técnica e criativamente, observando as individualidades e abrindo espaço para a descoberta de memórias corporais e repertórios individuais. O módulo acontece na sexta, das 19h às 22h, sábado e domingo de manhã e à tarde.

Vanessa Macedo é coreógrafa, diretora e intérprete da Cia. Fragmento de Dança (SP), bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), mestra em Artes pela Universidade de Campinas (2008) e doutoranda em Artes Cênicas, pela ECA-USP.

Iniciou seus estudos em dança com o professor Edson Claro, em Natal-RN, no grupo de Dança da UFRN, depois de uma atividade de dez anos como ginasta e técnica de Ginástica Rítmica. É marcante em sua carreira os sete anos nos quais trabalhou com o coreógrafo Sandro Borelli.

Karla Machado com Notícias MS