26 de abril de 2024
Campo Grande 26ºC
agems art traço
CARAAPO

No Ar com Igor Matheus

Vamos ao shopping? Empreendedora de CG cria shopping virtual multiplataforma

Vamos ao shopping? Empreendedora de CG cria shopping virtual multiplataforma

No pique do dia a dia, aliada a atual pandemia da Covid-19, novas formas de viver e, consequentemente, de consumo, foram impostas. Evitar agrupamentos sociais hoje é uma regra. Desse modo, diferentes alternativas se fizeram necessárias, como a internet, que ajuda a diluir distâncias. 

Agora, já pensou em comprar produtos, ver lojas, fazer negócios e ainda falar com os vendedores, sem sair de casa? 

Essa é a proposta do "Shopping Online Para Todos", projeto desenvolvido pela empreendedora Tatiana Lopes Baumgarten, trazendo uma nova iniciativa que reúne negócios e interação virtual eficiente.

A ideia 

Tatiana explica que a iniciativa nasceu do isolamento imposto pela pandemia, que limitou a ida a espaços comerciais de forma presencial.   

"Essa iniciativa surgiu porque, eu sempre fui ao Shopping e adoro shopping. Ver as novidades, entrar nas lojas, conhecer, senti que neste momento que estamos passando, não era possivel ir com frequência. Nisso, eu queria trazer essa experiência de ir ao shopping presencial para o universo digital. Então, isso foi se desenhando e, no primeiro evento, que chamamos de "Bazar Multimarcas", apresentei os produtos do "Maravilhas da Terra", a "Guarani Comida Paraguaia - Confeiteira do Pedaço" e uma amiga minha que tem a loja da beleza "Nutrição Saudável", com produtos Boticário, Natura e Mary Kay. Assim, começamos", diz.

A empreendedora Tatiana Lopes BaumgartenA empreendedora Tatiana Baumgarten. Foto: Divulgação.

Início

Dando o pontapé inicial em maio, Tati (como também é chamada), convidou amigos e conhecidos para realizar parcerias e conhecer produtos. 

"Fizemos a primeira iniciativa no dia 01/05. Quatro dias depois, o "Shopping Online Para Todos" realmente nasceu. Comecei a organizar e chamar mais pessoas para expor seus produtos nesse grupo e ele foi crescendo. Do dia 01 ao dia 05, o grupo deu um salto de 24 para 76 integrantes do grupo de clientes e 10 expositores. Atendendo a pedidos, novas pessoas chegaram e, no dia 07, fizemos a edição especial de "Dia das Mães", numa sexta-feira, por causa do aumento no número de expositores, que subiu para 15 e o grupo de clientes foi para 109. No dia 15, em uma nova edição, subimos para 19 expositores, incluindo profissionais liberais e de desenvolvimento humano. Dessa forma, ampliou ainda mais do leque de ofertas", destaca.

"Até o dia 15, era apenas "Shopping Online". No dia 16, quando criei as redes sociais, e-mail e tudo, observei que tinha inúmeros "Shoppings online". Meu desejo era criar algo que ampliasse, que representasse mesmo um Shopping. Ao pensar em um nome para o e-mail, veio a ideia do "Shopping Online Para Todos". Pesquisei e vi que não havia nome semelhante, então, assim batizei o projeto", conta.

Solidariedade

Não apenas compra e venda se faz o Shopping Online Para Todos. Como o próprio nome diz, é um espaço aberto e democrático, inclusive divulgando ações e utilidades públicas, prática que Tatiana faz questão de manter. 

"Uma coisa que quero manter no Shopping, é a questão caritativa. Já divulguei eventos do Rotary Club, um cachorro desaparecido que em 24 horas foi localizado o dono e a minha amiga Marcia Ratti, que tinha o sonho de ganhar uma mentoria de mosaico, um trabalho lindo que ela faz, estava participando de um concurso de ter mais curtidas no vídeo dela. Postei no Shopping e ajudamos ela a conseguir a mentoria. Portanto, vejo que o shopping online é mais que vendas, é uma oportunidade de conexão com as pessoas. Estou muito feliz, porque elas estão se conectando, vendendo seus produtos, conhecendo novas pessoas", explica.

Shopping virtual 

Um dos grandes trunfos da iniciativa, considera Tatiana, é a possibilidade as compras de forma digital e com atendimento diferenciado, sendo possível conversar com o vendedor através das salas virtuais.

"As redes sociais, grupos do Telegram e o WhatsApp, são os corredores do nosso shopping. Você pode acessar as nossas lojas virtuais e falar diretamente com o dono da loja o através das salas virtuais do Google Meet ou Zoom".
"Temos profissionais parceiros onde criamos a identidade visual de qualquer empresa, negócio, profissionais liberais, de desenvolvimento humano, como terapeutas, profissionais na área de saúde com serviço de mídias sociais e criação de sites. Também não poderia deixar de falar a respeito do sorteio que na primeira, segunda e terceira edições, foram feitos diretamente no grupo de WhatsApp para os clientes do Shopping. E a partir do dia 16, com a criação do Instagram, já realizamos alguns sorteios. Vem muito mais novidade por aí aguardem", informa.

Parceiros

Alguns dos empreendedores parceiros desta plataforma multimídia de compras virtuais, pontuam o mérito da iniciativa para a visibilidade de seus negócios e alcance de novos clientes através da internet. 

Empresária e advogada, Anna Toledo é proprietária da "Bio Joias Brasil" e criadora do processo terapêutico "Eu Posso", um método de emagrecimento que tem obtido resultados positivos em várias pessoas. Atualmente residindo em Birmingham, na Inglaterra, foi lá que ela viveu essa experiência e contou, por videoconferência, como eliminou 35 kg.

"Tudo começou quando fui a uma viagem com minha mãe e tia pela Europa no verão, há 02 anos atrás. Saí daqui, fui a Londres, depois a Zurique, atravessei os Alpes Suíços até Milão, depois Genova e Paris. Quando eu comecei minha viagem, percebi que eu estava mudando, aconteceu alguma coisa comigo. Nesse período eu estava com bastante sobrepeso", conta.

Após a viagem, ela tomou uma decisão.

"Levantei da cama, olhei naquele espelho e disse: Porque que estou me matando? Eu gosto tanto de viver! Quando você come, não respeita o seu próprio corpo. Estava com colesterol alto e a ponto de diabetes tipo 2. Tanto que eles me colocaram em um grupo de prevenção à diabetes. Aí, falei: Eu vou mudar tudo isso! E aí fui fazer terapia e buscar conhecimento", reforça.

Com o apoio da terapeuta Ana Célia Battaglin, Anna Toledo se reabilitou e desenvolveram o método.

"Nós entramos certas de que esse processo terapêutico é realizado a partir do momento que você se conhece, sabe seus limites, suas crenças limitantes e, através disso, vamos oferecer a ferramenta certa, onde entra o conhecimento apurado e fazer disso tudo, um hábito. Conforme você vai trabalhando, vai deixando para trás as coisas que te impedem de conseguir seus objetivos", explica.

Anna ainda destaca o valor da internet como ferramenta de aproximação e negócios.

"O processo "Eu Posso" é um exemplo disso. Nesse tempo, estava na Inglaterra e a Ana Célia em Campo Grande. Foi a terapeuta que me conduziu. Como que se fez isso? Graças a essa abençoada internet, que muitas pessoas não dão o devido valor. Entendo que nessa comunicação através da internet, navegamos em um campo quântico. O mesmo campo quântico que a internet ocupa, as terapias também usam. Hoje todo mundo usa. Pessoas idosas, que antes não utilizavam, agora até jogam virtualmente no computador. Isso é superação", considera. 

"O Shopping Online é algo maravilhoso. Ali é um meio de comunicação, das pessoas se encontrarem e fazerem negócios. Me lembra muito a época daquelas feiras, onde haviam trocas de serviços, produtos, onde eu preciso de algo e o outro oferece. Com o shopping, eu vejo dessa forma, só que virtual. É de uma grandeza e criatividade muito grande, porque todo mundo usa o WhatsApp, uma ferramenta que todas as pessoas têm acesso e gostam. A Tatiana está de parabéns por ter criado essa ideia e eu estimo que ela ande muito para frente, pois já é um sucesso", conclui.

Ana Célia Battaglin, terapeuta e a advogada Rita de Andrade Rosa, coordenam um grupo chamado Amor Sistêmico, um grupo de autoconhecimento, autoconsciência, onde realizam terapias através do método das Constelações Sistêmicas.
Sobre o tema, Rita explica como se desenvolve e suas aplicações no ser humano.

"Constelações sistêmicas é uma ciência que organiza as relações do seu sistema. Somos seres que pertencemos um sistema familiar, pai, mãe e todos que vieram antes. Aqui para trás, tem muitas coisas que aconteceram, não foram vistas, acolhidas. Essa visão através das constelações, veio para nos trazer um olhar ampliado para esse antes, pelos nossos antepassados, sem nenhum julgamento. Somos regidos por três leis naturais, acreditem ou não, elas existem: pertencimento, hierarquia e equilíbrio", explica.

Ana Célia conta como foram convidadas a fazer parte dessa iniciativa.

"Tati é minha cliente como terapeuta e falou que estava com essa ideia, um projeto dela, e me convidou pra fazer parte. Ela me disse: Ana! Você não quer divulgar seu trabalho, o espaço do amor sistemico, no Shopping Online? E falei: "Claro, vou falar com a Rita". E topamos. 

As facilidades de acesso aos produtos e serviços sem transtornos, é um dos fatores positivos para Ana Célia. 

"Nós acreditamos mesmo no Shopping Online porque é digital. Fazendo uma analogia, entre o estabelecimento físico e o da Tati, no presencial, precisamos ir as lojas, conhecer os produtos, porém, para isso, é preciso o deslocamento. No virtual, conhecemos tudo sem se deslocar, para depois, se quiser, decidir se prefere um atendimento presencial ou online. No nosso caso, que trabalhamos com desenvolvimento humano, a pessoa nos conhece ali, abrindo virtualmente, o trabalho que a gente faz. Tivemos vários clientes através do Shopping Online. É um empreendimento de futuro", acredita.

Clientela satisfeita

Comodidade e rapidez, são itens fundamentais para a empresária Cleusa Helena Oberdoerfer, ao consumir pelo Shopping Online.

"O Shopping Online traz para nós praticidade e um grande conhecimento das coisas. Tudo que é online aproxima a gente. Vai trazer facilidades para mim, de compra e conhecimento de produtos que, talvez, indo numa loja presencial ou outra, não consiga ver tão rapidamente, quanto eu vejo ali. Por isso, a rapidez com o qual eu vejo as coisas dentro do shopping online, é tudo de bom", considera.

Maria PetryA empresária e cliente, Maria Petry. Foto: Arquivo Pessoal.

Cleusa, que realiza um importante trabalho voluntário como imagem pública no Rotary Club - Cidade dos Ipês, destaca que o comércio virtual ajuda a diluir e otimizar o tempo.

"Sou uma pessoa muito ativa. Trabalho, cuido do meus netos e faço esse trabalho voluntário. Com isso, não tenho muito tempo para chegar em casa, ir a um supermercado e escolher produto por produto. O online facilita a vida. Assim, eu consigo economizar e trabalhar o dobro, porque tenho mais afazeres hoje. Quando eu faço as coisas online, tenho mais tempo disponível pra mim, trazendo mais retorno. Para a economia, é muito bom. Vejo um futuro brilhante para isso", analisa.

Moradora da cidade de Sonora, no interior do estado, a empresária Maria Petry se diz maravilhada com o Shopping Online e suas variedades.

"Tive a oportunidade de acessar o Shopping Online Para Todos, idealizado pela Tatiana Baumgarten. É super organizado. Nele, adquiri o programa "Eu Posso", que me ajudou eliminar 5,4 kg em 15 dias, sem sacrifício nenhum. Esse programa foi maravilhoso. Outra coisa maravilhosa é a "Bio Joias Brasil". Eu simplesmente amei. As peças são maravilhosas, de muita qualidade. Podem acessar e adquir. As pessoas vão amar. Tem uma infinidade de coisas. Estou maravilhada", comemora.

 

 

CARAAPO
Inelegível, ex-prefeito de Rio Verde pecou por improbidade e é um dos políticos ficha suja
CAIU DO CAVALO
há 2 horas

Inelegível, ex-prefeito de Rio Verde pecou por improbidade e é um dos políticos ficha suja

Pesquisa mostra posições fortalecidas de Adriane e Riedel no cenário político e eleitoral na Capital
URNAS & GESTÃO
há 9 horas

Pesquisa mostra posições fortalecidas de Adriane e Riedel no cenário político e eleitoral na Capital

Vander viabiliza aprovação de três projetos de MS para acessar recursos do Fundo do Mercosul
DEPUTADO VANDER LOUBET
há 11 horas

Vander viabiliza aprovação de três projetos de MS para acessar recursos do Fundo do Mercosul

Garras flagra policial negociando pistolas no Camelódromo
CAMPO GRANDE (MS)
há 12 horas

Garras flagra policial negociando pistolas no Camelódromo

Advogados, servidor e ex-PM integram equipe do 'Patrão', diz Gaeco
OPERAÇÃO LAST CHAT
há 13 horas

Advogados, servidor e ex-PM integram equipe do 'Patrão', diz Gaeco

GTX Construtora é alvo da Dracco por levar R$ 5 milhões a mais em Bataguassu
OPERAÇÃO JAZIDA
há 13 horas

GTX Construtora é alvo da Dracco por levar R$ 5 milhões a mais em Bataguassu