24 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

LAB - ROTEIRO

6º Icumam Lab é adiado, mas inscrições seguem abertas até 7 de abril

Se você ainda não se inscreveu, ainda há tempo!

A- A+

O Icuman Cultural e Instituto, realizará este ano o 6º Icumam Lab (Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste), que consiste em selecionar e desenvolver obras audiovisuais de longa-metragem e séries de TV, que aconteceria entre os dias 17 e 24 de maio, em Goiás, teve data de acontecimento alterada devido ao coronavírus, no entanto, o Instituto anunciou hoje (31.março), que as datas de inscrição seguem ainda até 7 de abril, como já previa o cronograma.  

A primeira fase do laboratório, segundo os organizadores, consiste na inscrição e seleção de projetos, que terá data mantida, já que esse trabalho é realizado virtualmente. O Lab selecionará projetos audiovisuais do Centro-Oeste. Um nova data para a realização das atividades do laboratório com os projetos já selecionados (produtores e diretores), será decidida posteriormente e comunicada aos participantes selecionados, aos suplentes, e também publicamente. "Reforçamos todas as orientações dos órgãos de saúde e torcemos para que essa situação se desdobre em dias melhores", escreveu os organizadores em comunicado enviado à imprensa.  

Conforme os realizadores do encontro, o Icuman Lab é uma oportunidade única na região, o laboratório de uma semana é direcionado a estimular a compreensão e a reflexão sobre os mercados audiovisual nacional e internacional, além de qualificar os projetos e formar os participantes. Os diretores e produtores dos projetos selecionados terão a oportunidade de receber capacitação profissional através de consultoria e assessoria individual e coletiva de profissionais renomados em diferentes segmentos da economia audiovisual.

Serão aceitos projetos audiovisuais de longa-metragem e série de TV, ficcionais ou documentais, nessa 6ª edição do Icumam Lab - . Podem participar diretores e produtores de todos os Estados da região Centro-Oeste (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). O laboratório foi criado em 2013 e oferece consultorias e assessorias especializadas com o objetivo de qualificar o mercado regional do audiovisual.

De acordo com os realizadores, desde o seu surgimento o laboratório ganhou notoriedade no Brasil após qualificar projetos que alcançaram reconhecimentos no Páis e no mundo. "Dos 45 projetos que passaram pelo Icumam Lab, mais de 24 se encontram em diferentes fases da produção. Destaque para o longa-metragem Vento Seco, de Daniel Nolasco, que teve sua estreia mundial na Mostra Panorama da 70º Berlinale e está selecionado para a Mostra Maguey do Festival Internacional de Guadalajara 2020", esse que tem no elenco o ator sul-mato-grossense, morador de Campo Grande, Leandro Faria. Há também o longa-metragem “Fogaréu”, de Flávia Neves (Bananeira Filmes) e “Oeste Outra Vez”, de Érico Rassi, filmados em 2019 e se encontram em fase de finalização. O longa “Ainda Temos a Imensidão da Noite”, de Gustavo Galvão, teve sua estreia em janeiro de 2020  e é outro grande título estudado no Lab.  

Os projetos serão acompanhados de perto pela equipe de tutores formada pela documentarista, produtora e pesquisadora Beth Formaggini; os produtores Julia Priolli e Leonardo Mecchi, a consultora e produtora Mariana Brasil; o também roteirista Thiago Dottori, por Rafael Sampaio e também por Fernanda De Capua que também atuará como consultora de Pitching e irá preparar os diretores e produtores para apresentarem seus projetos. Fernanda acaba de lançar uma série em que assina roteiro em parceria com Thiago Dottori, Perseul Azul e Jack Scarpeli: a série "Insustentáveis", disponível já no Amazon Prime Vídeo, que tem no elenco o ator campo-grandense Tero Queiroz.     

O projeto foi viabilizado pela apresentação do Fundo de Arte e Cultura de Goiás através do Governo do Estado de Goiás e apoios do BrLab, Mistika, DotCine, C/as4tro e Vermelho Filmes. Para garantir a qualidade que vem sendo mantida ao longo dos anos, o Laboratório está em busca de parcerias com empresas e organizações do terceiro setor para realizar o projeto. 

COMO PARTICIPAR 

Confira o regulamento e a ficha de inscrição no site do 6º Icumam Lab (www.icumam.com.br/lab_2020) e inscreva-se até o dia 7 de abril de 2020. Os projetos participantes serão escolhidos a partir da qualidade técnica e artística, da factibilidade e da viabilidade de produção, além do potencial e da originalidade da proposta. O estágio de desenvolvimento e a qualidade dos materiais apresentados também serão considerados.

SERVIÇO

6º ICUMAM LAB
Inscrições: Até 7 de abril de 2020
Informações: (62) 3218-3779/ (62) 9 8244-0678/ (62) 9 9972-7230

E-mail: producao@icumam.com.br
Instagram: icumam_ / Facebook: @icumamlab/