15 de dezembro de 2025
Campo Grande 24ºC

#LUTO

Afastado por criticar Bolsonaro, jornalista Paulo Henrique Amorim morre de infarto

Exímio profissional foi afastado de seu programa 'Domingo Espetacular' pela Rede Record

A- A+

O Jornalista Paulo Henrique Amorim morreu aos 77 anos nesta quarta-feira (10) pela manhã. Segundo a Rede Record, emissora a qual ele prestava serviços, ele foi vítima de infarto. 

Na última semana, o jornalista foi afastado do programa 'Domingo Espetacular' por conta de suas declarações polêmicas em seu blog, 'Conversa Afiada', onde vinha fazendo duras críticas ao governo Jair Bolsonaro. Nos bastidores, muitos apontaram o desligamento do programa como uma retaliação da direção da emissora que apoia o presidente da República.

Amorim foi figura de alta expressividade no jornalismo. Jornalista desde 1961, ele atuou tanto escrevendo em revistas impressas como na fazendo reportagens à TV. 

O profissional, formado em Sociologia e Política, respeitadíssimo pelo exímio trabalho e franqueza, passou por grandes emissoras como a TV Machete e Globo e também atuou como correspondente internacional em Nova Iorque. Em 1996 mudou de emissora, indo para a Rede Bandeirantes e logo depois para a Record.   

Carinhosamente chamado de PHA, Amorim esteve na cobertura da história, foi ele quem visitou a África para falar do vírus ebola, também reportou a eleição de Bill Clinton e cobriu a guerra civil em Ruanda.