26 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Canavial

Bebê, onça-parda resgatada em canavial vai fazer bateria de exames

Filhote está no Cras e ainda chora muito em razão da separação da mãe

A- A+

É um bebê ainda a onça-parda resgatada por funcionários de usina de álcool nesta terça-feira (10), no município de Paraíso das Águas. O filhote foi trazido para Campo Grande por policiais militares ambientais e levado para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

A pequena felina já tem consulta marcada para esta quinta-feira (12) no Hospital Veterinário da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), para saber se está tudo bem com ela.

Em vídeo feito no Cras, é possível ouvir o "choro" do animal, possivelmente relativo ao trauma de ter sido separada da mãe. Confira abaixo.

Ela chora muito procurando pela mãe”, conta o veterinário do Cras Lucas Cazati.  De acordo com o Lucas, a oncinha aparentemente está bem, mas será feito uma bateria de exames para investigar o quadro de saúde dela.

A ida ao HV da UFMS é para exames, principalmente com a intenção de verificar se o animal está com anemia. “Vamos ver também como está o aporte nutricional, adaptar uma alimentação para que esse animal não venha a ter nenhuma patologia endócrina”, explicou.

Também vão ser feitas radiografias, para descobrir se o bicho tem alguma fraturas. “Depois disso vamos cuidar para que cresça com saúde”, disse o veterinário do CRAS”.

Conforme relataram funcionários da usina aos policiais ambientais, o filhote parecia ter se perdido da mãe e foi encontrado em meio a um canavial.

É o animal da espécie encontrado neste ano. Em 2019 foram três, todos em canaviais.