24 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Coronavírus

Casos de Dourados são excluídos e suspeitas de coronavírus caem para 11

Terceiro caso da doença foi confirmado no Brasil, nesta quarta-feira

A- A+

As suspeitas do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, caíram de 14 para 11, em um dia. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), três casos investigados em Dourados foram excluídos por não atenderam as definições de casos suspeitos.

Também foi excluído caso de Sete Quedas, ficando as suspeitas restritas as cidades de Campo Grande, onde há 10 pessoas investigadas, e Ponta Porã, com um paciente aguardando resultado final do exame. Todos passaram por países como Tailândia, China, Alemanha, Itália, França e Coreia do Sul.

Desde o dia 28 de fevereiro, quando começou a serem divulgados boletins locais, 22 casos foram notificados à SES, entre os dias 25 de janeiro e 3 de março. Três foram descartados por serem identificadas como vítimas de Influenza A. Oito foram excluídos por não se encaixarem nos critérios estabelecidos para casos suspeitos.

São consideradas duas situações para definir um caso como suspeito. A primeira envolve febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Ou, o seguinte quadro: febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, além de histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

A tendência, no entanto, é de que os números de notificações aumentem, pois a área de abrangência considerada para determinar a suspeita da doença foi elevada a 27 países.

 

(Arte: Ricardo Gael)
(Arte: Ricardo Gael)

Nacional – Hoje, o Ministério da Saúde e as secretarias de saúde de São Paulo (estadual e municipal) confirmaram o terceiro caso importado do novo coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo. Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria, e Alemanha.

Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), os casos de coronavírus no mundo passam dos 90 mil. O número de mortes chegou a 3.110 e 33 países já reportaram casos.