19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

DA CUNHA

Delegado transforma prisão de 'juiz' do PCC em série policial no Facebook

Gravação “viola presunção de inocência de alguém que não foi julgado”, afirma advogado da Rede de Resistência e Proteção ao Genocídio

A- A+

O delegado da Polícia Civil Carlos Alberto da Cunha transformou as cenas da investigação e da prisão de Wislan Ramos Ferreira, o Jagunço, acusado de ser o “capataz” do PCC (Primeiro Comando da Capital) em uma minissérie” na sua página do Facebook.

O policial trabalha na 8ª Delegacia Seccional (São Mateus), zona leste da Capital, e foi o responsável pela prisão de Jagunço, o “juiz do tribunal do crime” do PCC, apontado como o responsável por ao menos 100 assassinatos. A detenção aconteceu no dia 30 de abril. 

Nas gravações, há até mesmo a participação de uma equipe de TV que fazia reportagem sobre o caso. Um videomania e câmeras acopladas nos uniformes dos agentes possibilitaram a realização das filmagens completas dos bastidores de toda a ação policial.

O policial publicou as imagens em três capítulos na página Delegado Da Cunha no Facebook. O primeiro vídeo, com o título “a investigação”, foi postado no dia 30 de abril. O segundo, “a invasão”, em 1º de maio; e o terceiro, “a prisão”, no dia 2. Ao menos 210 mil pessoas curtiram as publicações.

A primeira parte do vídeo tem 11 minutos e 53 segundos de duração. Cunha explica que Jagunço é integrante do PCC, responsável pelo “tribunal do crime” da facção na zona leste da Capital e que conseguiu fugir duas vezes ao cerco policial. 

O segundo capítulo tem 18 minutos e 47 segundos. As imagens mostram o trajeto das viaturas dos policiais e de um helicóptero Pelicano da Polícia Civil até Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, onde o “capataz” do PCC estava escondido.

Cunha dirige uma das viaturas. Já ao amanhecer, o comboio para em um posto de gasolina, distante um quilômetro da casa de Jagunço. O delegado repassa as últimas orientações à equipe.

O policial ressalta a importância em capturar Jagunço ileso, vivo, mesmo o criminoso tendo declarado anteriormente que jamais se entregaria e que preferia morrer do que ser preso.

Faltavam 12 minutos para a invasão da casa do suspeito. No mesmo instante em que o comboio de viaturas deixou o posto de combustível rumo à residência de Jagunço, o Pelicano levantou voo na Capital com destino à Itaquaquecetuba para dar apoio à operação policial.

Imagens simultâneas mostravam as viaturas a caminho da casa de Jagunço e a parte interna do helicóptero. Os policiais chegaram à residência de Jagunço por volta das 6h. A partir daí teve início o terceiro e último capítulo da ação da Polícia. As postagens do epílogo na página do Facebook têm 24 minutos de filmagens. É o mais longo dos três episódios. O título dele, “Caiu La Casa de Jagunço”, é um referência à série espanhola La Casa de Papel, sucesso mundial, que conta a história de uma quadrilha que assalta a Casa da Moeda da Espanha.

As gravações registraram o momento em que as viaturas estacionaram nas imediações da residência do criminoso. Os policiais foram filmados subindo na laje da casa vizinha; dando soníferos aos cães ferozes de Jagunço e arrombando o portão de ferro do imóvel.

Um grupo de investigadores foi o primeiro a entrar no local. Em seguida foi a vez do delegado Cunha. Ele carregava nas mãos uma arma de grosso calibre. No ombro direito, preso ao colete à prova de bala, havia uma câmera GoPro. 

“Polícia, Polícia. Perdeu, perdeu, ladrão”, gritaram os investigadores. As imagens flagraram a euforia e o contentamento da equipe do delegado em prender Jagunço sem disparar um tiro.

O matador do PCC ainda dormia quando os policiais invadiram a casa. Os investigadores atiraram quatro vezes, mas só para assustar. Até que um deles berrou: “Parou, parou. Está na mão”, indicando que o suspeito já tinha sido dominado.

Jagunço estava nu. A mulher dele, grávida, acordou também assustada. Os policiais trataram de arrumar rapidamente uma calça para o preso, evitando assim que ele fosse filmado pelado.

Os investigadores e o delegado não conseguiam conter a alegria em razão do sucesso da operação. A equipe de cinegrafistas registrou tudo e não faltou “zoom” para mostrar o sorriso largo de Cunha.

Num dos cômodos da casa de Jagunço, o chefe da operação se apresentou, batendo com orgulho no próprio peito: “Você me conhece, você me conhece? Quem sou eu? Da Cunha. Você quer me matar né? Outro policial completou: “Perdeu, boy, perdeu”.

Cunha submeteu o criminoso, já algemado, a um breve interrogatório. Primeiro o delegado mandou o preso levantar a cabeça. Em seguida perguntou: “Qual é o seu nome completo? Você é natural de onde? Está aqui há quanto tempo? Era procurado na Bahia?

O helicóptero Pelicano chegou em poucos minutos, quebrando o silêncio do bairro dormitório e dando um rasante sobre a casa de Jagunço. Investigadores em terra comemoravam e acenavam com aplausos e sinais de positivo para o piloto e o co-piloto da aeronave policial.

Jagunço, trajando calça jeans, camiseta branca e boné branco e calçando sapatos Lacoste, foi colocado no camburão da viatura e levado para diligência em uma favela. Além dos 100 homicídios, ele foi acusado de receber do PCC a missão de matar o delegado-geral da Polícia Civil, Ruy Ferraz Fontes.

Antes de deixar a casa de Jagunço, Cunha deu entrevista para a equipe de reportagem que acompanhou toda a operação. No retorno à delegacia, dentro da viatura, o policial continuava eufórico.

Cunha dizia insistentemente que para a equipe dele não tinha viagem perdida: “Toda vez que a gente sai para dar uma volta no quarteirão volta com dois ou três traficantes presos”.

O delegado se comparou com o artilheiro Romário, mas antes deixou claro que não queria parecer arrogante: “Romário dizia que não precisava ir atrás da bola porque a bola batia nele e entrava no gol. Aqui é a mesma coisa. Meus polícia tá parado, os ladrão vem e se entrega”. 

Num determinado trecho, Cunha liga o rádio da viatura em um emissora e ouve uma canção sertaneja. Ele pergunta, provavelmente para Jagunço, se ele gosta daquele tipo de música. A resposta foi positiva.

O espetáculo termina na porta da 8ª Delegacia Seccional. As viaturas chegam em comboio com sirenes ligadas. Jagunço é retirado do camburão por um grupo de investigadores como se fosse um troféu. O delegado Cunha e seu time de policiais se sentiram como campeões do mundo naquele dia.

VIOLA A PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA, DIZ ADVOGADO

O advogado Damázio Gomes da Silva, membro do Centro de Direitos Humanos de Sapopemba e da Rede de Proteção e Combate ao Genocídio, disse que o delegado Cunha violou princípios constitucionais ao divulgar as imagens da prisão de Jagunço.

Segundo Silva, a exibição das imagens de Jagunço, inclusive na própria página do delegado no Facebook, é uma atitude ilegal, pois viola a presunção de inocência, já que o preso sequer foi julgado pelas acusações que lhe são atribuídas.

Na opinião do advogado, o Poder Judiciário deveria dar uma resposta para combater a exposição e divulgação de imagens de presos suspeitos ainda sem condenação.

“O Judiciário nunca deu essa resposta. Ao contrário. Às vezes considera até legal e justa essas filmagens, pois elas podem comprovar que durante a ação não houve nenhuma arbitrariedade, nenhum abuso policial, nenhuma violação aos direito humanos”, observou Silva.  

A Ponte questionou se a Secretaria de Segurança Pública de SP tem conhecimento das produções em vídeo feitas pelo delegado e como avalia tal conduta, mas, até a publicação da reportagem, não havia retorno.

Fonte: Ponte Jornalismo