16 de abril de 2021
Campo Grande 32º 20º

Representantes

Dezesseis estados participam de encontro de Assistência Social em MS

O 35º Encontro do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas), que reúne representantes de 16 estados, acontece até amanhã, em Campo Grande. Na oportunidade, os representantes da assistência social discutem a política da área, além de trocarem experiências alcançadas em suas localidades.

Para o coordenador geral do Fonaceas e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso (Ceas/MT), Antônio Neto, Mato Grosso do Sul está na vanguarda da assistência social. “Não há como controlar sem entender o problema. Aqui, nós representantes da sociedade, podemos falar sobre, por exemplo, repasses e financiamentos, além de olharmos exemplos como o de Mato Grosso do Sul na condução da política”, disse.

Com apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), na promoção do evento, a titular da pasta, Elisa Cleia Nobre, na abertura dos trabalhos na tarde de ontem (10), reforçou a parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/MS) na implantação e elaboração da política. “Esse é um espaço privilegiado para discussões e debates. Assim como acontece na Sedhast, estaremos sempre de portas abertas para avançarmos nas discussões relacionadas à área. Nossa equipe estará sempre disposta a trocar ideias, mantendo assim Mato Grosso do Sul como um dos estados referência na execução e condução da política da assistência social”, ressaltou a secretária, lembrando ainda a importância das atitudes práticas aliadas com o discurso, na execução dessa política.

A conselheira do Ceas/MS e coordenadora da Sedhast, Taciana Afonso Silvestrini, conduziu o painel sobre o papel dos conselhos estaduais na elaboração e execução do plano decenal do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Fonaceas – O Fonaceas foi fundado em 2007 e é composto por todos os Conselhos Estaduais e do Distrito Federal de Assistência Social. Tem como atribuição mobilizar e articular os Conselhos Estaduais de Assistência Social em um processo coletivo de proposições junto ao Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, aos Fóruns Estaduais e Nacional, no exercício de participação das instâncias estaduais e do Distrito Federal – DF, na proteção, na defesa, na vigilância e no controle social da Política de Assistência Social do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Serviço

O 35º Encontro do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas) acontece no Hotel Jandaia, localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1271, no centro de Campo Grande.