28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

BOAS AÇÕES

Doar fios de cabelo é um gesto de amor e carinho

A trabalhadora da cooperativa C.Vale Ionice Faria da Silva, usou o salão de beleza do sindicato Sintrascoopa para mudar o seu visual e aproveitou para doar parte dos seus fios de cabelo para o Hospital de Câncer de Cascavel

A- A+

O que são alguns centímetros de cabelo perto do bem que você pode fazer por outra pessoa? Além de ser um ato de amor e carinho ao próximo, doar parte do cabelo pode trazer muito mais satisfação pessoal que ir a um salão de beleza e mudar o visual. Isso porque os fios entregues têm um destino muito nobre: são doados a mulheres, homens e crianças que perderam os cabelos por conta de doenças autoimunes ou tratamentos contra o câncer.

A trabalhadora da cooperativa C.Vale Ionice Faria da Silva, usou o salão de beleza do sindicato Sintrascoopa para mudar o seu visual e aproveitou para doar parte dos seus fios de cabelo para o Hospital de Câncer de Cascavel – UOPECCAN. “Há tempos que fazemos essa ação, os fios de cabelo doados, são entregues a UOPECCAN. É um simples ato, mas que faz toda a diferença para as pessoas que perderam seu cabelo devido o tratamento do câncer”, ressalta o dirigente sindical Nivair de Castro de Souza.

AUTOESTIMA

Enfrentar o diagnóstico de câncer não é mesmo tarefa fácil, mas algumas preocupações da paciente podem ser amenizadas com ações simples. Entre tantas inquietações que passam pela cabeça a partir da confirmação do diagnóstico e definição do tratamento, uma delas é encarar a perda dos cabelos que costuma acompanhar a quimioterapia.

Ao enfrentar esse processo é natural que a mulher, principalmente, se sinta desanimada, mas o tratamento não precisa interferir na sua vontade de explorar o seu novo visual, no prazer de se arrumar e se sentir bonita. É possível tratar o câncer e continuar se preocupando com a aparência. Existem alternativas para lidar com a queda dos fios, afinal, perder o cabelo não significa perder a vaidade. É neste momento que lenços, chapéus e perucas entram em cena. Uma peruca pode ser um importante passo para o resgate da autoestima e consequentemente da força para lutar contra a doença.