28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Educaçao

Escola Alicio Araújo ofertará Ensino Médio Integral com Educação Profissional

A- A+

A Escola Estadual Alício Araújo, localizado no bairro Terra Roxa, em Dourados, passa a oferecer a partir deste ano o Ensino Médio Integral com Educação Profissional – área de Informática. Os pais interessados em realizar matrícula dos filhos na Educação Integral, devem realizar a inscrição pelo site http://www.matriculadigital.ms.gov.br ou se dirigir a secretaria da escola, localizada à Rua Jose Luiz da Silva nº 3020.

Inicialmente estão sendo ofertadas 175 vagas ao Ensino Médio Integral Profissionalizante, sendo 70 para o 1º Ano, 70 para o 2º Ano e 35 para o 3º Ano. Nesta modalidade, os alunos iniciam as aulas às 7 horas e finalizam às 16h30. Nesse período é oferecido três refeições: lanche da manhã, almoço e lanhe da tarde.

A Escola continuará ofertando o Ensino Fundamental regular de 6º ao 8º ano. Já o 9º ano também será na modalidade integral, mas somente o Ensino Medio terá as disciplinas profissionalizantes para formação técnica.

Escola da Autoria

Conhecidas como escolas de autoria, as unidades de tempo integral estão presentes em 22 cidades de Mato Grosso do Sul. Essa modalidade possui matriz curricular estendida, tendo como base a formação humana integral do estudante por meio da Autoria (educar pela pesquisa), do Protagonismo e da Educação Profissional.

Disciplinas Diferenciadas

A Educação Profissional tem como proposta preparar o jovem para o mercado de trabalho com um processo educativo diferenciado: Autoria e o Protagonismo, pois o foco educacional é o estudante como sujeito autônomo do processo de aprendizagem. Nesse sentido, além das disciplinas regulares (Língua Portuguesa, Matemática, História, Física...), propõe-se a criação de tempos de aprendizagens, por meio da Parte Diversificada, com Pesquisa e Autoria, Atividades Eletiva I, Eletiva II, Eletiva III e Eletiva IV e Projeto de Vida, para favorecer uma sólida formação humana.

Na Alício Araújo, cada ano do Médio Integral vai ofertar disciplinas técnicas como Infraestrutura em Rede de Computadores, Montagem e Manutenção de Computadores, Projeto e Desenvolvimentos de Sistemas, Técnicas de Programação entre outras

Essa proposta de Ensino Médio Integrado a Educação Profissional oportuniza formação em três cursos profissionalizantes, sendo Assistente de Manutenção de Computadores e Infraestrutura de Redes para o 1°Ano; Desenvolvedor de Páginas Web para o 2° Ano; e Desenvolvedor de Sistemas Computacionais para 3º Ano. Todos os cursos são gratuitos e fazem parte da grade curricular.

Deste modo, os alunos que cursarem todo Ensino Médio na Escola Alicio terão três formações técnicas de nível médio.

As Matrículas

Devem ser feitas pelo site http://www.matriculadigital.ms.gov.br ou na secretaria da Escola Estadual Professor Alicio Araújo, localizada à Rua Jose Luiz da Silva nº 3020, Terra II. Mais informações pelo telefone 3425-2594.