16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

ESTUDAR FORA

EUA e Canadá têm universidades que aceitam ENEM

85% dos alunos da Universidade do Intercâmbio, no Brasil, querem ir para os Estados Unidos

A- A+

Os dois países da América do Norte figuram entre os mais procurados por brasileiros na hora de decidir um intercâmbio. De acordo com a Universidade do Intercâmbio, que presta mentorias para pessoas que querem estudar ou trabalhar no exterior, 85% de seus mais de 3 mil alunos almejam os Estados Unidos como destino e 48% também querem ir para o Canadá - Isso porque os entrevistados puderam escolher mais de uma opção na pesquisa. A boa notícia é que com a nota do Enem é possível participar do ingresso em faculdades desses países.

O Fundador da Universidade do Intercâmbio, Matheus Tomoto, conta que “nos Estados Unidos a maioria das universidades exige os resultados de testes como o SAT e ou ACT, que são como o Enem no Brasil, para admissão de estudantes, inclusive estrangeiros. Mas a New York University é uma exceção, eles aceitam o Enem”. No Canadá, a University of Toronto também aceita o exame brasileiro para ingresso, “mas eles também avaliam as notas do candidato no ensino médio”, completa.

Para estudar nessas duas universidades também é preciso provar que sabe falar inglês, o chamado certificado de proficiência no idioma. Sobre isso, Édney Quaresma, CEO da Really Experience, escola de inglês americana em formato semipresencial, que dá aulas para brasileiros, alerta que “quem tem o inglês está um passo à frente do que os demais e por isso deve pensar em estudar o idioma antes mesmo dele ser requisitado para um processo seletivo, por exemplo”. E ressalta que “boa parte das literaturas estão no idioma americano, como temas de administração, business e saúde. O inglês é fundamental para acessar essas informações e expandir o conhecimento na área”.

A Universidade do Intercâmbio selecionou informações sobre o ingresso nessas duas universidades:

NEW YORK UNIVERSITY 

Foto:Divulgação 

Essa é uma das universidades mais internacionalizadas dos EUA, e fazendo jus a sua fama, a instituição adotou o Test Flex Policy, uma política que permite a estudantes de fora dos EUA utilizarem os exames de seus próprios países no processo seletivo. No caso do Brasil, o Enem deve ser acompanhado do certificado de conclusão do Ensino Médio.

É importante saber que, o fato da universidade aceitar a nota do Enem não elimina a necessidade de providenciar outros documentos, como comprovação de proficiência no idioma, envio de cartas de recomendação e motivação.

UNIVERSITY OF TORONTO

Foto: Divulgação 

A Universidade de Toronto é a maior do Canadá e aceita o certificado de conclusão do Ensino Médio e o resultado do Enem como forma de admissão em diversos cursos. Assim como em Nova Iorque, o certificado de proficiência no inglês também é exigido em Toronto, além de um ótimo desempenho na prova, principalmente na seção de Matemática.

A University of Toronto está sempre entre as 30 melhores do mundo. Um bom desempenho no Ensino Médio ajuda muito a conseguir uma vaga em uma universidade que preza pela excelência.