28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

CULTURA | CINEMA

Filme do Cordão Valu denuncia luta para existir bloco de Carnaval de rua em MS

"Cordão Valu, Um História de Amor e Resistência", a luta popular cultural encabeçada por um grupo de amigos

A- A+

Fundado em 2006, o Cordão Valu terá sua história eternizada em filme dirigido por Lizandra Moraes. O enredo iniciado por meio de registros desde 2018, ano em que o Ministério Público de Mato Grosso do Sul queria acabar com a festa no centro histórico de Campo Grande.

Por meio do gênero documental, Lizandra mostra no filma “Cordão Valu, Um História de Amor e Resistência”, a luta popular cultural encabeçada por um grupo de amigos. O filme produzido em grande parte por voluntários, revela a resistência do bloco, que segue fazendo ações na Capital de MS. 

Segundo os produtores, o Cordão Valu, foi o pioneiro a se firmar como bloco independente em Campo Grande, o que teria, segundo eles, aberto espaço para que novos blocos ao longo dos anos surgissem. 

Os responsáveis pela criação do Cordão Valu, segundo narram os produtores do filme, visavam fazer renascer a consciência sobre a ocupação das ruas da cidade através do Carnaval, além de divulgar e promover a Capital do Pantanal, mantendo até hoje a tradição de fazer seu cortejo na parte histórica da Cidade. — Quinze anos depois, contando com cinquenta membros fixos, mantém uma história de conquistas, lutas e superação — destacam os envolvidos na produção do documentário. 

Na última sexta-feira (12.fev) os envolvidos na produção fizeram às 19:30 (18:30 horário de Brasília) o lançamento do trailer do documentário.

Os produtores lançaram também uma campanha, em prol do documentário “Cordão Valu, uma História de Amor e Resistência”, para amigos do cordão que queiram participar do registro e convidou a todos que se interessem para que postassem suas fotos em suas redes sociais marcando a hashtag #doccordaovalu, #carnavalemcasa, #carnaval2021, #carnavalconsciente, #livedecarnaval, #cadaumnasuacasa, #cordaovalunacasadetodomundo, assim como, marcar no Instagram o perfil do documentário com @doccordaovalu. Caso desejem participar com sua foto dos créditos do filme, insira também a hasthtag #eunodocdocoradaovalu. — Contando com o apoio de todos que compreendem que é de suma importância recriarmos o carnaval neste ano, agradecemos desde já todo tipo de manifestação positiva para que possamos fazer desta festa tão brasileira, um momento de alegria e responsabilidade consigo e para com o próximo, nos trazendo um pouco de frescor neste momento tão delicado para todos nós.

SERVIÇO:

Conheça e apoie o Cordão Valu através do site http://cordaovalu.com.br e Instragram do Documentário: https://instagram.com/doccordaovalu