15 de dezembro de 2025
Campo Grande 29ºC

CINEMA | CULTURA

Filme gravado em Mato Grosso do Sul, Madalena, estreia na Netflix

Após passar por mais de trinta festivais no Brasil e mundo afora, filme com elenco sul-mato-grossense chega a gigante do streaming

A- A+

"Três pessoas diferentes são envolvidas no misterioso desaparecimento de uma mulher trans em uma cidade do Mato Grosso do Sul", essa é a sinopse do filme "Madalena", gravado em Dourados (MS) em 2018, com grande parte do elenco local. A produção está disponível a partir desta quinta (3.mar.22) no catálogo da Netflix, uma das maiores do streaming mundial.  Assista AQUI

Com direção do mato-grossense, Madiano Marcheti, o filme tem no elenco: Natália Mazarim, Rafael de Bona, Pamella Yule, Chloe Milan, Maria Leite, Nadja MitidieroEdilton Ramos no núcleo principal. Além deles, fazem participação no filme Antônio Salvador, Lucas Mirales e a voz de Alessandro Danielli

Pamella Yule, atriz trans sul-mato-grossense é uma das protagonistas em Pamella Yule, atriz trans sul-mato-grossense é uma das protagonistas em Pamella Yule, atriz trans sul-mato-grossense é uma das protagonistas em "Madalena". Foto: print de 'Madalena', Guilherme Tostes e Tiago Rios. 

Compõem o elenco de apoio do filme: Mariane Cáceres, Joana Castro, Lua Guerreiro, Eric Wagner, Maria Carolino, Luciana Kreutzer, Camila Marques, Mara Lucia Oliveira, Natasha Fogaça, Jaqueline Altenhofer, Renan Preti, João Rocha, Maycon Modenez, Tero Queiroz, Bruna Dal Corso, Agnaldo Caríssimo, Adré Tristão e Federico Felino

O roteiro do filme é de Madiano Marcheti, Thiago Gallego, Thiago Ortman e Tiago Coelho.

Como já mostramos aqui no MS Notícias, o filme brasileiro teve impacto no mundo por não apenas registrar a violência contra mulheres trans, mas acompanhar como 3 personagens distintas lidam com essa perda. "Madalena" está classificado com a sigla LGBTQIA+ na Netflix, e também é sinalizado como dramático com momentos intimistas. O filme faz uma denúncia aos altos índices de violência contra a comunidade trans no Brasil.

Além de Dourados, Bonito e Maracaju, também foram cenários de "Madalena". Veja o trailer: 

O diretor celebrou a conquista de emplacar Madalena num dos catálogos mais acessados do mundo. "Mesmo com um ano difícil para todos, estou super orgulhoso da linda trajetória que Madalena conseguiu fazer. Passamos por mais de trinta festivais (no Brasil e mundo afora) e conseguimos a proeza de lançar o filme nas salas de cinema de várias cidades do país - graças ao excelente trabalho da @vitrinefilmes. E agora, em mais uma etapa dessa jornada, o filme chega ao catálogo da @netflixbrasil, ficando ainda mais acessível para ser visto e revisto em todo território nacional", escreveu nesta quinta em sua rede social.  

Os festivais de Roterdã, San Sebastián, New Directors e New Films são alguns dos maiores no exterior que receberam o longa. "Madalena é um filme muito brasileiro, sobre uma região super importante para o país e ainda pouco representada no cinema. O centro-oeste é hoje uma das maiores forças políticas do Brasil, responsável por ditar agendas que impactam a vida de todos. Por isso, a alegria de enfim poder sentir as reações do público brasileiro é gigante. Era tudo que eu esperava", disse o diretor quando "Madalena" foi recebido na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em novembro de 2021.  

Ao microfone  Madiano Marcheti, durante a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em novembro de 2021. Foto: Redes Ao microfone  Madiano Marcheti, durante a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em novembro de 2021. Foto: Redes 

Agora, ao chegar a casa de cada um dos assinantes da Netflix, Madiano deu dicas de como se ter uma ótima experiência com "Madalena". "Escolha a tela, arranje o melhor som possível (porque o som desse filme vale a pena ser ouvido) e faça um cinema em casa assistindo à "Madalena" — esse trabalho do Centro-Oeste do Brasil, sobre questões importantes dessa região, que envolveu tanta gente talentosa", celebrou.  

Em 1º de fevereiro, Madiano Marcheti recebeu o Prêmio de Melhor Direção Cinematográfica concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), por “Madalena".

Além de estar no catálogo da gigante do streaming, o filme já pôde ser assistido no Claro NOW, Vivo Play e Oi Play. O filme está também no Mubi internacional para quem não estiver no Brasil.

Madalena foi para a lista dos 20 Melhores Filmes Latino-americanos de 2021 do Cinema Tropical —organização voltada para apresentar e promover o melhor do cinema latino-americano nos Estados Unidos.