19 de julho de 2025
Campo Grande 24ºC

INVERNO ACOLHEDOR

Frio intenso ativa novo ponto de acolhimento para pessoas em situação de rua em Campo Grande

Nas edições anteriores, 331 pessoas foram acolhidas no local, onde também foram servidas 351 marmitas

A- A+

A Prefeitura de Campo Grande iniciou nesta 2ª.feira (23.jun) mais uma etapa da ação Inverno Acolhedor, no Parque Ayrton Senna. O ponto de apoio funciona das 18h às 6h, oferecendo abrigo, alimentação e cuidados para pessoas em situação de rua.

A medida foi tomada após alerta de frio intenso com previsão de mínima de 6°C. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS) com apoio de outros órgãos municipais.

Além de colchões, cobertores e alimentação, os acolhidos recebem atendimento do Consultório na Rua, que oferece suporte de saúde durante a noite. Os animais que acompanham os moradores de rua também são assistidos, com entrega de ração, cobertores e coleiras.

Nesta edição, a novidade é o apoio da Agência Municipal de Habitação (EMHA). Técnicos vão orientar e realizar, quando possível, inscrições em programas habitacionais no próprio ponto de acolhimento.

O frio é resultado da chegada de duas massas de ar polar ao Centro-Sul do Brasil e de um ciclone extratropical no oceano, segundo o Cemtec. O ponto de apoio segue ativo enquanto durar a previsão de frio intenso.

Nas edições anteriores, 331 pessoas foram acolhidas no local, onde também foram servidas 351 marmitas. Desta vez, a OSC Geladeira Solidária contribuirá com a doação de 50 marmitas, além das preparadas pelas unidades de acolhimento.

A ativação do acolhimento emergencial acontece sempre que a previsão aponta temperaturas iguais ou abaixo de 12°C. A medida busca reduzir os riscos à saúde de quem vive nas ruas durante as noites geladas.

Equipes da Abordagem Social (Seas) estão em campo todas as noites para orientar e encaminhar pessoas em situação de rua. O transporte até o Parque Ayrton Senna é feito pela própria assistência social.

Após o pernoite, os acolhidos são levados ao Centro POP, onde recebem café da manhã e outros atendimentos durante o dia. O acolhimento institucional convencional segue funcionando normalmente.

A população pode ajudar informando casos de pessoas expostas ao frio pelos telefones: (67) 99660-6539, 99660-1469 ou 156. As equipes atendem 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados.

É importante lembrar que o acolhimento não é obrigatório. A pessoa tem o direito de aceitar ou recusar, conforme prevê a Constituição Federal no artigo 5º, inciso XV.