24 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

LEMBRETE

Funtrab convoca trabalhadores para buscar carteiras esquecidas

São 939 carteiras abandonas na sede da Funtrab na Capital

A- A+

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) convoca os trabalhadores que solicitaram a emissão de Carteira de Trabalho para efetuar a retirada do documento. São 939 Carteiras de Trabalho que até hoje não foram retiradas.

As mais antigas foram emitidas em 2015. A Carteira de Trabalho não deixa de ser um passaporte para que o cidadão tenha protegidos direitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, 13º salário, repouso remunerado e aposentadoria.

“Pedimos às pessoas que venham buscar o documento e confiram as vagas disponíveis para o mercado de trabalho. É preocupante quando estes documentos permanecem aqui na Fundação por muito tempo. Imaginamos que as pessoas esqueceram de buscar, entraram no mercado informal, faleceram, ou outros motivos. Com a implantação da Carteira de Trabalho Digital, o intuito é reduzir a emissão da Carteira física, que é onerosa devido ao uso do papel-moeda e será vantagem tanto para o trabalhador como para o empregador”, explica o diretor-presidente da Funtrab, Enelvo Felini.

Vale lembrar que o Ministério da Economia lançou a Carteira de Trabalho Digital, em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web. Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link.  

Para retirar a CTPS, os interessados devem comparecer na Funtrab, à Rua 13 de maio, 2.773, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30 com RG (ou documento de identificação com foto) e CPF ou protocolo. Não é preciso retirar senha. Lembramos que somente o próprio titular é que pode retirar o documento.

Fonte: Portal do MS.