20 de dezembro de 2025
Campo Grande 28ºC

Novembro Azul

Hospital do Câncer Alfredo Abrão realiza exames gratuitos em prol da saúde do homem

"Exames PSA e outros e ainda casos suspeitos serão investigados e tratados"

A- A+

O movimento de combate ao câncer de próstata, conhecido como "Novembro Azul", voltado para a defesa, conscientização e saúde do homem será intensificado em Campo Grande com uma campanha realizada pelo Hospital de Câncer de Campo Grande- Alfredo Abrão, que está realizando gratuitamente exames PSA (sangue) em homens a partir dos 45 anos. Os interessados podem estar indo ao hospital e realizar o exame durante todo o mês. Casos suspeitos serão investigados, e, se detectados, poderão ser tratados. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A previsão é de 61.000 mil novos casos desse tipo no País, e em Mato Grosso do Sul estão previstos 1.000 mil casos novos de câncer de próstata, com índice de 97 % dos casos registrados nos homens. Quando diagnosticado e tratado no início, o risco de mortalidade é reduzido.

Próstata

Glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino produzindo (secretando) um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o sêmen (esperma) e auxilia no transporte dos espermatozoides.

É um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada e o câncer nessa região é um tumor que se desenvolve quando as células da glândula da próstata se multiplicam e crescem descontroladamente.

De acordo com profissionais da área os sintomas mais variam por estágios de agravação da doença, em estágio inicial o câncer de próstata geralmente não causa sintomas, por isso é importante consultar-se com um médico e realizar os exames periodicamente.

Atente-se 

Segundo a equipe do hospital mas o cidadão pode ficar atento à alguns sintomas como: Dor ou ardor durante a micção; Dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina; fluxo urinário fraco/interrompido; micção excessiva durante a noite, micção frequente ou incontinência; Disfunção erétil, impotência; Sangue na urina ou no esperma; Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal. 

Estagio avançado 

Os profissionais explicam que se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.

É importante ressaltar que outras doenças e também benignas da próstata, como hiperplasia prostática, podem apresentar os mesmos sintomas. Por isso é importante procurar um médico especialista para fazer o diagnóstico correto. Quanto mais cedo procurar o médico e fazer tratamento, maior é a chance de cura.

Exames

Os exames mais utilizados atualmente são:

PSA- É um exame de sangue comum que avalia o hormônio PSA (Antígeno prostático específico) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática. A maioria dos homens saudáveis ??têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.

Toque retal – Com este exame o médico pode avaliar o tamanho da próstata através do toque retal, que pode ficar maior e mais dura quando ocorre alguma inflamação. Este exame é muito rápido, demorando cerca de 1 minuto e causa apenas um leve desconforto.

Ultrassonografia - A ultrassonografia ou ecografia da próstata é feita para avaliar o tamanho desta glândula e identificar alterações na sua estrutura.

Tratamento

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Serviço- O Hospital de Câncer de Campo Grande- Alfredo Abrão fica localizado na R. Mal. Rondon, 1053 - Centro, Campo Grande; O telefone para contato é no  (67) 3041-6000. (Com assessoria).