25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

CAMPO GRANDE

Levanta Juventude leva prêmio nacional de Inovação

Levanta Juventude já capacitou mais de 15 mil jovens em pelo menos 10 projetos que funcionam nos períodos matutino, vespertino e noturno

A- A+

Considerado destaque e inovação desde sua implementação o Programa Levanta Juventude ganhou prêmio de Inovação em Políticas de Juventude nessa terça-feira (21), o reconhecimento foi entregue a Prefeitura Municipal de Campo Grande, pelo ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, de Damares Alves. 

A premiação reconhece municípios que promoveram iniciativas inovadoras no âmbito de políticas públicas para a juventude. Campo Grande foi a única Capital do País premiada pelo Governo Federal, que dividiu os prêmios por regiões do País.

“Melhor do que vencer um prêmio, é saber que estamos contribuindo para garantia de uma vida melhor para nossa juventude, que é o futuro do nosso País. Investir no jovem, é garantir um mundo melhor para os nossos filhos, oferecendo condições, principalmente para os menos favorecidos, de concorrerem em igualdade com quem tem melhores condições de aprendizagem”, destacou o prefeito Marquinhos Trad.

A Prefeitura de Campo Grande receberá o Selo de Inovação da Secretaria Nacional de Juventude, medalha de reconhecimento para as equipes e terá a proposta disponibilizada no repositório virtual do Centro de Documentação em Políticas Públicas de Juventude (CEDOC) e publicadas em um periódico criado pela secretaria.

PROGRAMA

O Levanta Juventude já capacitou mais de 15 mil jovens em pelo menos 10 projetos que funcionam nos períodos matutino, vespertino e noturno. São oferecidos, entre outros, cursos de: auxiliar administrativo, aulas de informática (Word e Excel), cursos de gestão financeira, atendimento, vendas e telemarketing, cursos de mídias digitais e cursinho preparatório para o Enem.

“Ajudar a realizar os sonhos dos jovens é o que nos motiva. São atendimentos que preparam o jovem para o mercado e para a vida”, destacou o subsecretário de Políticas para a Juventude, Maicon Nogueira.

A comissão responsável pela avaliação dos projetos teve como critérios: avaliar se a iniciativa do ente de fato se configura em inovação no âmbito da administração pública; reconhecimento da população em relação aos serviços prestados, verificando se o público alvo e a população em geral possuem conhecimento da iniciativa; como a equipe responsável é conduzida e gerenciada; se a iniciativa obteve resultados, melhorado a qualidade de vida e prestação de serviços públicos, número de jovens atendidos, entre outros.

OUTROS PRÊMIOS                         

Recentemente, a prefeitura conquistou o prêmio de “Boas Práticas na Gestão Pública”, entregue durante o 2º Congresso Nacional de Prefeitos, em São Paulo, na categoria “Gestão Pública Participativa”, com o projeto “Conecta CG – Qr Code”.

Campo Grande também foi finalista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, após sete anos de hiato, e levou o 1º lugar. Também ficou em 1ºlugar, dentre 9 finalistas dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul, no Prêmio Mariluce Bittar – Boas Práticas de Gestão na Assistência Social 2018, na categoria “Programas e Benefícios Socioassistenciais”, realizado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

Recebeu ainda, durante o 66º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Foz do Iguaçu (PR), a premiação nacional do Selo Mérito 2019, concedido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos da Habitação (ABC), entidade que identifica as melhores práticas no segmento da habitação de interesse social em todo o país. (Com assessoria).