28 de março de 2024
Campo Grande 29ºC

Bombeiras militares

Mulheres que inspiram coragem: MS conta com 9% de efetivo de bombeiras militares

A- A+

Guarra, força, determinação. Essas são apenas alguns dos atributos que ressaltam a qualidade das 111 mulheres guerreiras combatentes que integram o do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS). Elas correspondem a 9% do efetivo de bombeiros militar do Estado. 

A tenente-coronel Carla Rouledo Moretti Leite, oficial mais antiga da corporação, lembra que a trajetória não foi fácil. “Foi um caminho de conquistas e hoje, 20 anos depois, com a estabilidade do ingresso de mulheres, provamos que nós demos certo dentro do Corpo de Bombeiros Militar. Somos a prova que realmente as mulheres dão certo. Nós temos competência técnica e treinamento suficiente para atender qualquer tipo de ocorrência no dia-a-dia”.

Para a tenente-coronel, Tatiane Dias de Oliveira Inoe, que ao lado da tenente-coronel Carla, se tornaram as primeiras mulheres a entrarem na corporação, a semana em alusão ao Dia Internacional da Mulher é motivo de comemoração e orgulho. “Se hoje a gente veste essa farda do Corpo de Bombeiros Militar, é porque outras mulheres foram para a frente e lutaram por seus direitos. Nós temos que continuar isso e aproveitamos para mostrar às outras mulheres que elas podem ser o que quiserem, inclusive, dona de casa, desde que isso seja uma opção e não uma falta de opção ou uma imposição da sociedade”.  

E diante de tanta comemoração, o Quartel do 1º Grupamento de Bombeiros Militar da Avenida Costa e Silva, decidiu que todo o efetivo do plantão desta quinta-feira (12.02), será feminino – cinco mulheres que cumprem escala de 24 horas consecutivas, iniciada na manhã desta quinta.

O serviço será prestado em duas equipes, uma na viatura de Unidade de Resgate e outra na caminhonete de Auto Salvamento. A primeira, composta por três bombeiras, atuará em ocorrências com vítimas – aquelas com emergências clínicas, acidentes de trânsito e até incêndios. Já a segunda equipe, composta pela bombeira oficial comandante de socorro e uma motorista, será responsável pela viatura de Auto Salvamento, utilizada em ocorrências de grande vulto.

Escalas de serviço no Quartel foram modificadas para o desenvolvimento da ação em alusão ao Mês da Mulher. A intenção da Corporação é valorizar o trabalho desempenhado pela mulher militar, que vai além da força física. A ação também se estende aos demais seis quarteis da Capital.

Inspiração 

Durante o evento, a convite da tenente-coronel Tatiane, a pequena Julia Giordano Santiago, de 11 anos, acompanhava atentamente os discursos. A tenente lembrou que conheceu a garota em padaria a caminho do serviço. “Ela ficou me olhando, conversei com ela e falei que se um dia ela quisesse conhecer o quartel do Corpo Bombeiros Militar, ela estaria convidada, e desde então mantivemos contato e hoje, em uma data especial, a convidei para estar presente”. 

Sem esconder a admiração, Julia se mostrou inspirada e consciente quanto a profissão. “Desde que eu conheci a tenente-coronel Tatiane, achei ela muito bonita e quis conhecer como é o Corpo de Bombeiros Militar. Sempre admirei essa profissão, principalmente pelas mulheres, que mesmo sabendo dos riscos que elas passam a cada chamado, elas continuam insistindo em ajudar as pessoas”.

Acompanhando a neta Júlia, Rosa Giordano disse que achou a atitude maravilhosa. “Acho ótimo, vejo como um retorno da sociedade a essa atividade maravilhosa que os bombeiros militares realizam. É uma segurança que a gente tem, ter o Corpo de Bombeiros Militar sempre a nossa disposição”, afirmou.