28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

ORIENTAÇÕES

Neurocientista dá dicas de como cuidar da saúde durante quarentena

O Dr. lista alguns cuidados para o bom aproveitamento do tempo em isolamento social

A- A+

O psicólogo clínico, doutor em Neurociências e especialista em superação de traumas, Dr. Julio Peres, também autor de pesquisas pioneiras nesta área, fez importantes orientações para este período de pandemia. Mais do que nunca, segundo ele, é fundamental fortalecermos nossa saúde mental e emocional, já que elas estão diretamente associadas à nossa saúde física.

"Poucas pessoas estão preparadas psicologicamente para o isolamento necessário em suas casas. A falta de familiaridade com a quarentena pode disparar ansiedade, temor e estresse em escala, impactando negativamente a saúde geral, em especial o sistema imunológico", revelou.

O Dr. lista abaixo alguns cuidados para o bom aproveitamento do tempo em isolamento social. De acordo com o profissional, os procedimentos simples ajudam a diminuir significativamente o contágio de comportamentos que geram ansiedade decorrentes de fixações mentais e que podem adoecer a pessoa.  

Júlio diz que usar a tecnologia, por meio de conversas de vídeo ao menos duas vezes por dia, com três pessoas do núcleo social diferentes pode ser uma grande medida. O Dr. orienta que o cidadão crie uma agenda de encontros virtuais coma família. Além disse, pode optar por estabelecer o mesmo contanto virtual com colegas de escola, faculdade, vizinhos, entre outros.  "Os sentimentos de conexão as pessoas, de pertencer a grupos e a comunidades são protetores a depressão e transtornos ansiosos", explicou o doutor.  

Em casa, o médico orienta que o cidadão pratique também composições e expressões artísticas, seja ela na música, criação de textos, poesia, desenhos, pintura, fotografia, ou talvez que eventualmente publique nas mídias sociais para gerar interações e novas expressões pessoais e/ou em grupos neste campo. "As expressões artísticas geralmente promovem afetos positivos, bem-estar e satisfação, além de contagiar positivamente as pessoas que apreciam arte", ressaltou.  

Se mexer, faça exercícios com o peso do próprio corpo e transpire (você pode assistir aulas no Youtube com professores "guias" que orientem e façam o exercício preferencialmente em grupo, como por exemplo aulas de aeróbica da década de 80, e tantas outras possibilidades atuais). Atividades físicas, especialmente quando você transpira, aumentam as expressões de serotonina e dopamina, conhecidos como neurotransmissores do bem-estar. Aulas online ou em vídeos com professores e grupo de alunos favorecem a sensação agradável de "pertencer ao time" e de “trabalho em equipe”!

Assista filmes do gênero "comédia" ao invés de "drama", "ação" ou temas estressores aumentar a produção do hormônio do estresse cortisol.

Sorrir e gargalhar favorecem maior atividade cerebral nas áreas relacionadas a satisfação, ao prazer e a saúde. Também melhorarmos a expressão da endorfina, que amplia as sensações agradáveis de relaxamento, o bom humor e diminui o estresse.

Na Sky há vários filmes de comédia super-recomendados pela crítica, o caso do Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral, que se passa em Pacatuba, interior do Ceará, 1980.

O filme conta a história de ‘Francisgleydisson’, que é obrigado a fechar seu adorado Cine Holliúdy e ir morar na casa da sogra, ao lado da esposa Maria das Graças e do filho Francin. Isso após o grande avnaço da TV no Brasil. Após passar por uma experiência alienígena, na qual um amigo foi abduzido, ele tem a ideia de rodar um longa-metragem de ficção científica onde Lampião enfrenta os seres extraterrestres. Para tanto, consegue o apoio do prefeito Olegário e de sua esposa Justina, candidata às próximas eleições. O filme é simplesmente genial e passou hoje (24.março), no canal 103, Tele Cine Pipoca. 


Outra grande atitude a ser adotada para passar o tempo sãos as práticas Meditativas/Contemplativas por meio dos 5 canais sensoriais isoladamente (olfato, audição, tato, gustação e visão). Com isso, o praticante acaba “Favorecendo um ritmo interno mais tranquilo e a "quebra" de fixações mentais e pensamentos automáticos ansiogênicos (que disparam medo). O mundo subjetivo (interior) é vasto e imensamente maior que o mundo objetivo onde você se encontra fisicamente”, detalhou. Júlio ainda passou o passo a passo de como praticar: 

Mergulhe profundamente nas sensações suaves/agradáveis por tempo indeterminado:

(a) inspire o perfume de um óleo essencial de lavanda, alecrim ou da sua preferência como se você fosse a leve fragrância que você absorve calmamente;

(b) ouça um som tranquilo da natureza como ondas, ou ventos, ou correntes d'água e imagine-se como se você fosse o próprio mar, ou o vento, ou a corrente d’água expandindo seu estado de consciência;

(c) perceba a temperatura agradável da água ao escorrer pelo seu corpo durante o banho e amplie a sensação de conforto;

(d) desfrute os sabores de suas refeições como um momento especial de nutrição prazerosa e contentamento;

(e) contemple um céu bonito, ou uma fotografia repousante, ou concentre-se na chama de uma vela (alguns aplicativos reproduzem perfeitamente a chama) de maneira que o ritmo interno tranquilize gradativamente conforme você observa as nuances, texturas, colorações e beleza do que você vê;

Trabalhar em casa também pode ser uma boa maneira de ocupar o tempo e gerar renda. Quem pode, tem a grande vantagem. No artigo de hoje falamos também sobre o Home Office, e como liderar nessa ambiente, confira nesse link.  “Lembre-se que o cruzamento entre os seus talentos, vocações e as necessidades do mundo pode gerar prosperidade ao entorno e a você nos vários domínios da vida”, opinou o Dr. 

A prática religiosa aos que a cultivam também pode ser uma boa alternativa. O neurocientista explica que o estado de consciência leve alcançado, pode ser alcançado por meio das orações para o bem-estar de todos. “Pode ser cultivado isoladamente e também em grupo. Os benefícios da espiritualidade/religiosidade à saúde têm sido mostrados há mais de quinze anos por milhares de publicações científicas em respeitados periódicos indexados e teses acadêmicas. A oração é uma prática comum a maioria das pessoas. Organize e participe de correntes de orações direcionadas a grupos específicos de pessoas (enfermos, familiares, equipe profissional nos hospitais, idosos, etc.). O bem-estar é mútuo, para quem emite boas energias luminosas que protegem/auxiliam/fortalecem e para quem as recebe!”, anotou.   

“Considere as orientações acima para concluirmos este período mais fortes e saudáveis do que começamos! Estamos "isolados", porém mais conectados que antes, e faremos juntos a presente travessia com a melhor qualidade possível!", finalizou.