MS Notícias

quarta, 01 de abril de 2020

ORIENTAÇÕES

Neurocientista dá dicas de como cuidar da saúde durante quarentena

O Dr. lista alguns cuidados para o bom aproveitamento do tempo em isolamento social

Por: REDAÇÃO24/03/2020 às 15:12
ComentarCompartilhar
Foto: Reprodução/Divulgação

O psicólogo clínico, doutor em Neurociências e especialista em superação de traumas, Dr. Julio Peres, também autor de pesquisas pioneiras nesta área, fez importantes orientações para este período de pandemia. Mais do que nunca, segundo ele, é fundamental fortalecermos nossa saúde mental e emocional, já que elas estão diretamente associadas à nossa saúde física.

"Poucas pessoas estão preparadas psicologicamente para o isolamento necessário em suas casas. A falta de familiaridade com a quarentena pode disparar ansiedade, temor e estresse em escala, impactando negativamente a saúde geral, em especial o sistema imunológico", revelou.

O Dr. lista abaixo alguns cuidados para o bom aproveitamento do tempo em isolamento social. De acordo com o profissional, os procedimentos simples ajudam a diminuir significativamente o contágio de comportamentos que geram ansiedade decorrentes de fixações mentais e que podem adoecer a pessoa.  

Júlio diz que usar a tecnologia, por meio de conversas de vídeo ao menos duas vezes por dia, com três pessoas do núcleo social diferentes pode ser uma grande medida. O Dr. orienta que o cidadão crie uma agenda de encontros virtuais coma família. Além disse, pode optar por estabelecer o mesmo contanto virtual com colegas de escola, faculdade, vizinhos, entre outros.  "Os sentimentos de conexão as pessoas, de pertencer a grupos e a comunidades são protetores a depressão e transtornos ansiosos", explicou o doutor.  

Em casa, o médico orienta que o cidadão pratique também composições e expressões artísticas, seja ela na música, criação de textos, poesia, desenhos, pintura, fotografia, ou talvez que eventualmente publique nas mídias sociais para gerar interações e novas expressões pessoais e/ou em grupos neste campo. "As expressões artísticas geralmente promovem afetos positivos, bem-estar e satisfação, além de contagiar positivamente as pessoas que apreciam arte", ressaltou.  

Se mexer, faça exercícios com o peso do próprio corpo e transpire (você pode assistir aulas no Youtube com professores "guias" que orientem e façam o exercício preferencialmente em grupo, como por exemplo aulas de aeróbica da década de 80, e tantas outras possibilidades atuais). Atividades físicas, especialmente quando você transpira, aumentam as expressões de serotonina e dopamina, conhecidos como neurotransmissores do bem-estar. Aulas online ou em vídeos com professores e grupo de alunos favorecem a sensação agradável de "pertencer ao time" e de “trabalho em equipe”!

Assista filmes do gênero "comédia" ao invés de "drama", "ação" ou temas estressores aumentar a produção do hormônio do estresse cortisol.

Sorrir e gargalhar favorecem maior atividade cerebral nas áreas relacionadas a satisfação, ao prazer e a saúde. Também melhorarmos a expressão da endorfina, que amplia as sensações agradáveis de relaxamento, o bom humor e diminui o estresse.

Na Sky há vários filmes de comédia super-recomendados pela crítica, o caso do Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral, que se passa em Pacatuba, interior do Ceará, 1980.

O filme conta a história de ‘Francisgleydisson’, que é obrigado a fechar seu adorado Cine Holliúdy e ir morar na casa da sogra, ao lado da esposa Maria das Graças e do filho Francin. Isso após o grande avnaço da TV no Brasil. Após passar por uma experiência alienígena, na qual um amigo foi abduzido, ele tem a ideia de rodar um longa-metragem de ficção científica onde Lampião enfrenta os seres extraterrestres. Para tanto, consegue o apoio do prefeito Olegário e de sua esposa Justina, candidata às próximas eleições. O filme é simplesmente genial e passou hoje (24.março), no canal 103, Tele Cine Pipoca. 


Outra grande atitude a ser adotada para passar o tempo sãos as práticas Meditativas/Contemplativas por meio dos 5 canais sensoriais isoladamente (olfato, audição, tato, gustação e visão). Com isso, o praticante acaba “Favorecendo um ritmo interno mais tranquilo e a "quebra" de fixações mentais e pensamentos automáticos ansiogênicos (que disparam medo). O mundo subjetivo (interior) é vasto e imensamente maior que o mundo objetivo onde você se encontra fisicamente”, detalhou. Júlio ainda passou o passo a passo de como praticar: 

Mergulhe profundamente nas sensações suaves/agradáveis por tempo indeterminado:

(a) inspire o perfume de um óleo essencial de lavanda, alecrim ou da sua preferência como se você fosse a leve fragrância que você absorve calmamente;

(b) ouça um som tranquilo da natureza como ondas, ou ventos, ou correntes d'água e imagine-se como se você fosse o próprio mar, ou o vento, ou a corrente d’água expandindo seu estado de consciência;

(c) perceba a temperatura agradável da água ao escorrer pelo seu corpo durante o banho e amplie a sensação de conforto;

(d) desfrute os sabores de suas refeições como um momento especial de nutrição prazerosa e contentamento;

(e) contemple um céu bonito, ou uma fotografia repousante, ou concentre-se na chama de uma vela (alguns aplicativos reproduzem perfeitamente a chama) de maneira que o ritmo interno tranquilize gradativamente conforme você observa as nuances, texturas, colorações e beleza do que você vê;

Trabalhar em casa também pode ser uma boa maneira de ocupar o tempo e gerar renda. Quem pode, tem a grande vantagem. No artigo de hoje falamos também sobre o Home Office, e como liderar nessa ambiente, confira nesse link.  “Lembre-se que o cruzamento entre os seus talentos, vocações e as necessidades do mundo pode gerar prosperidade ao entorno e a você nos vários domínios da vida”, opinou o Dr. 

A prática religiosa aos que a cultivam também pode ser uma boa alternativa. O neurocientista explica que o estado de consciência leve alcançado, pode ser alcançado por meio das orações para o bem-estar de todos. “Pode ser cultivado isoladamente e também em grupo. Os benefícios da espiritualidade/religiosidade à saúde têm sido mostrados há mais de quinze anos por milhares de publicações científicas em respeitados periódicos indexados e teses acadêmicas. A oração é uma prática comum a maioria das pessoas. Organize e participe de correntes de orações direcionadas a grupos específicos de pessoas (enfermos, familiares, equipe profissional nos hospitais, idosos, etc.). O bem-estar é mútuo, para quem emite boas energias luminosas que protegem/auxiliam/fortalecem e para quem as recebe!”, anotou.   

“Considere as orientações acima para concluirmos este período mais fortes e saudáveis do que começamos! Estamos "isolados", porém mais conectados que antes, e faremos juntos a presente travessia com a melhor qualidade possível!", finalizou. 

 

Deixe seu Comentário

TV MS

27 de maro de 2020
Isolamento vertical ocasionará genocídio, diz Fábio Trad
Isolamento vertical ocasionará genocídio, diz Fábio Trad

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma