28 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Aglomerações

Rio começa a usar drone com alto-falantes para dispersar aglomerações

'Drone Falante' irá aos locais denunciados no Disk Aglomeração

A- A+

A Prefeitura do Rio começou a usar nesta quarta-feira, 15, drones com alto-falantes embutidos que vão alertar a população em locais com aglomerações. Integrado com o Disk Aglomeração, sistema de denúncia criado pelo Executivo carioca, o “Drone Falante” irá aos locais denunciados e dará o seguinte recado: “atenção: a Prefeitura do Rio pede que todos evitem aglomerações Elas facilitam o contágio do novo coronavírus. Por favor, respeitem o distanciamento social, protejam a sua saúde e a das outras pessoas.”

As câmeras do Centro de Operações também servirão para auxiliar o envio dos drones. Além da mensagem de voz, os equipamentos voadores filmarão as ações, que serão transmitidas para o gabinete de crise da Prefeitura e para o próprio Centro de Operações.

Outra medida tecnológica usada pelo Rio será o rastreamento por meio de sinais de celulares. Por meio deles é possível observar o deslocamento pela cidade e identificar eventuais aglomerações – que têm sido vistas, principalmente, em bairros da zona oeste da cidade.

A capital fluminense registrava até a manhã desta quarta-feira 2 393 dentre os 3.410 casos da covid-19 no Estado – e 140 das 224 mortes.