23 de novembro de 2020
Campo Grande 35º 20º

COVID-19

Sectur abre credenciamento para 'socorrer' artistas, turismo e comunidades

O mapeamento de pessoas em situação de vulnerabilidade é feito por meio do telefone

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) lançou uma série de ações para minimizar o impacto do coronavírus aos profissionais que atuam na área de Cultura e Turismo em Campo Grande, assim como nas comunidades quilombolas e indígenas locais.

De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Melissa Tamaciro, as ações tem duas frentes: pessoas em situação emergencial e pessoas em situação de urgência. “Nenhum de nós poderia imaginar o cenário em que estamos atravessando. Até que essa situação se esclareça, precisamos olhar, mais do que nunca, para a cidade como um todo e precisamos ser assertivos ao estender a mão para aqueles que estão passando por necessidades básicas”, explicou.  

A frente emergencial de trabalho visa o recebimento e distribuição de cestas básicas aos segmentos atendidos pela Sectur, em uma parceria concreta com o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC).

O mapeamento de pessoas em situação de vulnerabilidade é feito por meio do telefone (67) 4042-1313 (ramais 4307 e 4309). O recebimento de ligações acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

As pessoas a serem auxiliadas passarão por validação de grupos da sociedade civil como o Sindicato de Músicos, Autores e Técnicos de Mato Grosso do Sul (Simatec), Colegiados e instituições do Turismo. Todas as informações mapeadas serão cruzadas com os dados da Secretaria de Assistência Social (SAS) a fim de verificar a não duplicidade de ajuda por meio de outros programas sociais.

De acordo com a Presidente do Conselho Gestor do FAC e Primeira Dama de Campo Grande, Tatiana Trad, é fundamental poder contar com mais parcerias em prol dos campo-grandenses. “Nós estamos muito felizes com a mobilização de todos os setores da sociedade e nós contamos com o apoio de todas as secretarias do município que estão nos ajudando a alcançar mais pessoas através de doações e também com postos de arrecadação”, diz.

CREDENCIAMENTO DAS CLASSES E COMUNIDADES

Por meio do Instagram da Sectur (@secturcg), entre os dias 31 de março e 3 de abril, sempre às 10h, será transmitido ao vivo um treinamento sobre o credenciamento.

Com a reabertura do credenciamento os profissionais campo-grandenses que não estão sendo beneficiados por programas federais e estaduais poderão ser contratados pela instituição para produção de conteúdo intelectual voltado para a Cultura e Turismo.