19 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

CLIMA

Tempo é firme nesta 2ªfeira, mas frio deve chegar ainda nesta semana

O dia começa com clima agradável, mas durante a tarde o tempo fica bastante abafado. Confira as previsões no mapa do tempo de hoje (4.maio)

A- A+

 Esta 2ªfeira (4.maio) será de tempo firme e calor, mas uma frente fria pode mudar totalmente o clima no decorrer da semana em Mato Grosso do Sul.  

Para esta segunda, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê céu claro com períodos de parcialmente nublado na maior parte do Estado. Diferente disso, apenas as regiões sul e sudoeste, onde o tempo fica parcialmente nublado. 

Umidade do ar em estado de atenção no Estado. Pela manhã os índices ficam em torno de 80% mas durante a tarde podem chegar a 30%. Com esses valores, recomenda-se ingerir bastante líquido para manter o corpo hidratado, umidificar ambientes, evitar exercícios físicos entre 10h e 16h, redobrar atenção com idosos e crianças e evitar aglomerações. 

O dia começa com clima agradável, mas durante a tarde o tempo fica bastante abafado especialmente na região do pantanal. As temperaturas podem variar entre 17°C a 37°C, com tendencia a ligeira elevação. Confira no mapa as condições de tempo e temperatura previstos para Campo Grande e algumas cidades do Estado para esta segunda. 

VIRADA NO TEMPO

A climatologia indica mudanças no tempo a partir de terça-feira (5.maio), com a chegada de uma frente fria, associada a uma massa de ar frio de origem polar, que se estabelecerá até o sul da Região Norte do Brasil, conforme análise do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) ao modelo COSMO/INMET. Uma queda acentuada de temperaturas poderá ser sentido a partir de quarta-feira (6.maio) em algumas regiões do Estado, e a mínima estimada para Mato Grosso do Sul está entre 6°C a 10°C especialmente em municípios da região sul na madrugada de quinta-feira (7.maio). A previsão requer monitoramento de atualizações nos próximos dias. 

As chuvas também estão previstas para retornar ao Estado a partir desta semana, especialmente a partir de terça (5.maio) mantendo as áreas de instabilidades e dando condição as chuvas até quinta-feira (7.maio). A estimativa do Cemtec é baseada no modelo de previsão numérica GFS/NOAA. “Espera-se nessa ocasião a formação de um sistema frontal (frente fria) que intensificará a formação de áreas de instabilidades podendo provocar chuvas maiores localizado na região pantaneira até 30 milímetros acumulados no período. As demais áreas poderão ter os menores acumulados de chuva em que é estimado até 20 milímetros acumulados ao longo do período”, aponta o boletim. 

Fonte: Portal de MS.