MS Notícias

segunda, 13 de julho de 2020

Corumbá e Ladário

Tenda Rio Paraguai do Fasp propicia integração com apresentações culturais de escolas públicas de Co

Por: Karina Lima14/11/2019 às 16:35
ComentarCompartilhar

A manhã desta quinta-feira, 14 de novembro, foi de integração entre os países sul-americanos e entre a cultura e a educação na Tenda Rio Paraguai. O Festival América do Sul Pantanal recebeu apresentações das escolas públicas de Corumbá e Ladário, que contemplaram as músicas e danças típicas dos países festejados pelo Fasp.

Alunos da Escola Municipal Paiolzinho cantaram em espanhol a música Mercedita, com acompanhamento de violão, e logo depois, a Escola Estadual Carlos de Castro Brasil trouxe a dança chilena “Cueca Nortina”.  “Nós pesquisamos a cultura dos chilenos e escolhemos esta dança bem animada. Foi um mês de ensaios e a Oficina de Dança daqui de Corumbá nos forneceu a roupa para apresentarmos”, diz a professora Maria do Rosário da Silva Arrua. A aluna Naiane Carolina Coimbra da Silva disse que foi uma experiência nova para todos, “foi bem legal”.

Depois foi a vez da Escola Estadual Dom Bosco, com a Cumbia colombiana. O coreógrafo Cleverson Moraes da Silva disse que foi feito um estudo sobre os ritmos do país e decidiram coreografar a cumbia por causa dos passos sensuais. “As cores das roupas são as cores da bandeira da Colômbia. Os alunos estiveram totalmente empenhados, porque não é algo do cotidiano deles. É muito importante esta participação no Festival para eles conhecerem outras culturas, ver quais são nossas características comuns entre os países sul-americanos”.

O Uruguai foi representado com uma coreografia apresentada por alunos da Escola Estadual 2 de setembro; a Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva apresentou uma coreografia do Equador; a Escola Municipal Eutrópia Gomes Pedroso, dançou Carnavalito; a Escola Municipal Irmã Régula mexeu com as estruturas da tenda com a dança do passinho e a Escola Estadual Maria Leite apresentou a coreografia Tombero, do Peru. “É nossa primeira vez no Festival, estávamos muito nervosas, ansiosas e com medo de errar. Nossa coreografia simboliza os pescadores e a dança tropical do Peru. As professoras Daniele e Gilsa confeccionaram as roupas para nós com as cores da bandeira do Peru”, afirmaram as animadas bailarinas Ammanda Alves, Stefany Carvalho, Amanda Gomes e Gabriele Arruda.

A coordenadora da Tenda Rio Paraguai, do 15º Fasp, Kelly Queiroz, disse que a tenda foi concebida com a ideia de contemplar as produções, locais, as escolas, e também trazer espetáculos de fora para que os artistas locais tenham acesso a produções de outros países. A Coordenadoria Regional de Educação entrou em contato com as escolas de Corumbá e cada uma trouxe a cultura de um país diferente da América do Sul. O Fasp é um festival que acontece em Corumbá, e nada mais importante que as pessoas daqui fazerem parte da programação. A escola é local de formação dos indivíduos; quando eles crescerem vão ter essa lembrança e se sentiram fazendo parte, incluídos”.

Esteve presente nas apresentações da Tenda a coordenadora regional de Educação de Corumbá, Maria Iolina Rocha Santos, que deu as boas vindas aos participantes. “O Festival representa a integração dos povos, a integração da educação. Sem educação a gente não faz nada, a gente não constrói nada. O Festival está aqui para mostrar que a continuidade dele são vocês, nosso futuro. É uma união dos povos que trabalham, pensam e desenvolvem juntos, com pessoas que sabem fazer a diferença”.

A manhã de hoje foi encerrada com uma alegre apresentação de artistas circenses da cidade. A Tenda Rio Paraguai recebe nesta tarde outras apresentações de escolas públicas de Corumbá e Ladário, que vêm mostrar seus talentos, a partir das 14 horas.

Fasp – Realizado com investimento público da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e patrocínio da Energisa, Vale, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, o 15º Festival América do Sul Pantanal (Fasp) acontece entre os dias 14 e 17 de novembro.

A programação foi pensada para agradar a todos os gostos. E claro, tudo com entrada franca. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na nossa página (www.fundacaodecultura.ms.gov.br) ou pelo telefone 3316-9109. 

Deixe seu Comentário

TV MS

22 de junho de 2020
Pagamentos pelo WhatsApp já estão disponíveis no Brasil
Pagamentos pelo WhatsApp já estão disponíveis no Brasil

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma