19 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

INVENÇÃO

Universitária cria absorvente biodegradável feito com fibra de banana para moradoras de rua

A ideia de Rafaella de Bona Gonçalves rendeu o prêmio alemão "iF Design Talent Award" de 2019

A- A+

Em 2019, a universitária Rafaella de Bona Gonçalves participou de um curso sobre soluções para problemas sociais existentes ao redor do mundo. Cada participante deveria escolher um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, ONU, e criar uma solução para se alcançar tal objetivo.

“Decidi escolher o primeiro deles, que é a erradicação da pobreza, acabar com a pobreza em todos os lugares e de todas as formas”, conta Gonçalves, que é aluna do curso de design de produto da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ao pensar nos tipos de pobreza, a universitária escolheu focar na população sem teto. “Foi então que me deparei com os problemas das mulheres em situação de rua.”

“Elas têm necessidades diferentes [dos homens], por exemplo, elas ficam grávidas nas ruas, sofrem abuso sexual e menstruam. Isso foi um choque para mim, porque eu, como mulher, que menstrua todos os meses, nunca tinha parado para pensar em como elas passam por esse período”, explica.

Rafaella começou a pesquisar a situação e descobriu que é comum moradoras de rua improvisarem absorventes. “Elas acabam usando pedaço de tecido, pedaço de papelão e sacolas plásticas.”

Desenvolver absorventes biodegradáveis na forma de copo coletor ou de calcinhas absorventes não eram uma opção porque as moradoras de rua não costumam ter acesso a banheiro nem água potável, não tendo como higienizar esses produtos. “Muitas delas também não possuem roupas íntimas, então não poderia ser um absorvente externo.”

A solução foi desenvolver um absorvente interno produzido com fibra de banana, que é um material biodegradável. O absorvente vem no formato de um rolo, semelhante a um papel higiênico. A própria mulher destaca uma parte e a enrola, formando um absorvente interno.

A ideia de Gonçalves rendeu o prêmio alemão "iF Design Talent Award" de 2019, o único projeto brasileiro a ganhar a premiação no ano passado.