20 de dezembro de 2025
Campo Grande 28ºC

CULTURA | ALDIR BLANC

Usando filosofia de Cortella, peça teatral "Sub-Troço Do Vice-Treco" estreia em MS

Espetáculo com duração de pouco mais de 1h20 traz reflexões sobre a incoerência humana de uma forma leve, cômica e divertida levando a plateia a se questionar sobre os próprios hábitos

A- A+

O trio de comédia "Tripé – Comédia A Três" retorna às atividades depois de mais de 3 anos fora dos palcos com estreia de espetáculo teatral nesta semana, de 1 a 4 de abril, todos os dias, às 20h12 no Youtube. 

Intitulado "O Sub-Troço Do Vice-Treco", a peça interpretada, escrita, dirigida e produzida em conjunto por Edson Alves Jr., Luciano Risalde e Yuri Tavares, usa filosofia na comédia para provocar reflexão nas ações e relações humanas.    

De acordo com Risalde, o texto do espetáculo utiliza a técnica de plágio-combinação. "O tripé começou em 2015, com a necessidade de fazer algo de comédia que passasse alguma coisa... que não fosse só 'pastelão'. Aí a gente foi mergulhando nos textos de Mário Sérgio Cortella, Clóvis e alguns outros que falavam coisas interessantes... A gente pegou tudo isso e começou a colocar algumas piadas no meio, algumas frases brincando com o sincronismo... aí foi esse corta e cola, colocando as piadas que são nossas. A gente até brincou que a nossa técnica é a plágio-combinação misturada com sincronismo", introduziu. 

O espetáculo com duração de pouco mais de 1h20 traz reflexões sobre a incoerência humana de uma forma leve, cômica e divertida, levando a plateia a se questionar sobre os próprios hábitos enquanto dão risada das piadas do trio. "Sempre voltada para área da educação, são textos muito filosóficos. A gente busca entender o humano pelas próprias ações", destaca, explicando por meio de exemplo: "Referente às redes sociais, nossas relações com as outras pessoas; a gente acaba nem olhando nos olhos das outras pessoas, a gente às vezes pergunta se a pessoa está bem não se importa", assentou. 

(Da direita para esquerda) - Yuri Tavares, Edson Alves Jr. e Luciano Risalde (Da direita para esquerda) - Yuri Tavares, Edson Alves Jr. e Luciano Risalde. Foto: Divulgação 

Na reflexão do filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro, Mario Sergio Cortella, quando a pessoa sendo de uma espécie em um universo de 6 bilhões de seres, sente-se tão superior aos demais, ela deve ser classificada: "essa gente é o vice-treco do sub-troço", conclui.  

Com relação a reflexão de Cortella, que invertido dá nome à peça, Risalde explica que o público pode esperar um choque. "Vai olhar no próprio espelho e vai ficar chocado com o reflexo da sua aparência e ainda por cima vai dar risada", finalizou. 

O projeto conta com intérprete de libras e foi viabilizado por meio de financiamento do Edital Morena Cultura e Cidadania, com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur-CG), por meio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC).

A operação de luz é assinada por Lana Figueiró. 

Para assistir a peça acesse o canal do Youtube clicando (AQUI).