25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Greve de enfermeiros no Hospital Evangélico pode piorar situação da saúde pública de Dourados

A- A+

A situação da saúde pública em Dourados que já estava com problemas pode piorar ainda mais esta semana com uma possível greve dos enfermeiros do Hospital Evangélico (HE) e do Hospital da Vida (HV) atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

grevesaude

Nesta segunda-feira as 06h30 da manhã o SIEMS (Sindicatos dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) realizou um assembleia geral em frente ao Hospital Evangélico para discutir sobre a greve dos enfermeiros que deve ser deflagrada ainda esta semana.

O presidente do SIEMS, Lázaro Santana afirmou que o Hospital Evangélico que também administra o Hospital da Vida, há vários meses está pagando os salários depois do quinto dia útil além de se apropriar do dinheiro descontado dos salários dos funcionários e que deveriam ser repassado aos convênios.

O sindicato também alega a falta de condições de trabalho nos dois hospitais. Hoje durante uma hora os enfermeiros cruzaram os braços, mas pretendem paralisar por tempo indeterminado caso as reivindicações não sejam atendidas.

No dia 13 de fevereiro a Prefeitura de Dourados realizará licitação para a escolha do novo administrador do Hospital da Vida. A direção do Hospital Evangélico afirmou que vai entrar na licitação para continuar cuidando do HV. Além dos problemas no HV que ainda esperar acabar com a burocracia para fazer as obras de reforma e ampliação, a saúde pública de Dourados sofre com o sucateamento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Caso a greve seja deflagrada apenas 30% dos enfermeiros permanecerão trabalhando com a interrupção de uma hora por turno de atuação. Conforme informações do Sindicato o Hospital Evangélico ainda não pagou os salários de dezembro.

hospital evangelico11

Nicanor Coelho, de Dourados