19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Grupo Onça Pintada trará exames preventivos ao câncer de mama para Aquidauana

A- A+

O Grupo Onça Pintada, através do parceiro Roberto de Assis Insfran, levará exames preventivos ao câncer de mama para as mulheres de Aquidauana.

Com o objetivo de atingir o maior número de mulheres, o Grupo Onça Pintada percorre os municípios com uma unidade móvel que previne e conscientiza sobre a doença.

Cada mulher é atendida individualmente e, nos casos em que são detectados nódulos, as pacientes são encaminhadas para realização de exames, cirurgias, quimioterapia ou radioterapia e reconstrução mamária. Todo este processo é acompanhado pela equipe do Grupo Onça Pintada, formada por médicos ginecologistas, enfermeiros e auxiliares, que mantém contato com hospitais da rede pública para realização do tratamento.
O atendimento em Aquidauana será no dia 8 de fevereiro, das 8h às 12h, na ESF Fábio Dutra dos Santos, na Vila Pinheiro. As interessadas em realizar os exames devem ir à ESF no dia, e mediante distribuição de senha, serão atendidas.
O câncer de mama
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.
Se diagnosticado e tratado precocemente, a chance de cura é alta.  No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
O Pantaneiro