25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Ministro Dias Tofolli tem reunião com Dilma

A- A+

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do tribunal Superior Eleitoral, José Dias Toffoli, terá uma reunião, nesta quarta-feira (11), com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. O encontro entre eles acontece um dia após Toffoli pedir para integrar a Segunda Turma do STF, responsável pelo julgamento das ações penais contra parlamentares no âmbito da Operação Lava Jato.

Tofolli é membro da Primeira Turma do STF. Com o fim do mandato do atual presidente da Segunda Turma, Teori Zavascki, uma das vagas ficaria em aberto. Tradicionalmente, o cargo é ocupado pelo ministro com menor tempo de atuação na Casa e que ainda não tenha exercido a função, o que colocaria Tofolli na cabeça da fila.

Caso o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, autorize a mudança, Toffoli irá presidir a Segunda Turma. Além de Zavascki, a Segunda Turma também conta com os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cármen Lúcia. A turma deveria ter cinco membros, mas como a presidente Dilma não indicou m substituto para a vaga de Joaquim Barbosa, os próprios ministros sugeriram que alguém da Primeira Turma ocupasse a vaga.