29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

No Canadá, Obama critica xenofobia e populismo de Donald Trump

A- A+

O presidente norte-americano Barack Obama voltou a fazer críticas ao millionário Donald Trump, provável candidato Republicano nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. "Os atores políticos, usando o populismo e a demagogia, escolhem o caminho mais fácil para resolver os desafios do mundo de hoje", disse ele ao se referir ao discurso populista de Donald Trump e a proposta do pré-candidato de deportar imigrantes mexicanos.

Obama falou sobre o multimilionário em declarações à imprensa durante um encontro ontem (29) com o presidente mexicano Enrique Penã Nieto e o premier canadense Justin Trudeau, em Ottawa, capital do Canadá. O presidente norte-americano disse que o discurso de Trump antimigração alimenta a xenofobia e não se sustenta.
"As coisas não são assim tão simples", afirmou ele lembrando que os Estados Unidos são, essencialmente, um país de imigrantes.

Ele argumentou que, em outros momentos da história norte-americana o país já teve o sentimento antimigração explorado por "demagogos". "A linguagem [usada por Trump] é idêntica. Mas adivinhem? Os imigrantes continuam vindo, porque oferecemos possibilidades para seus filhos e netos", afirmou.

México

Com relação ao México, país que seria afetado caso Trump vença e cumpra as promessas de campanha, Obama disse que os Estados Unidos não são apenas amigos e vizinhos do México, mas "o próprio caráter dos Estados Unidos é moldado por mexicanos-americanos que compartilham cultura, política e negócios".

Obama também criticou a proposta econômica de Trump que já sinalizou querer implementar políticas protecionistas.

A visita de Obama ao Canadá acontece alguns dias depois de Trump ter criticado os acordos entre os Estados Unidos e os vizinhos do Norte e do Sul. Trump disse que quer romper algumas alianças como o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). Além disso, o millionário apoiou abertamente a saída do Reino Unido da União Européia, após o plebiscito realizado naquele país.

A quatro meses das eleições presidenciais, espera-se que Obama venha a atuar de maneira mais contundente em apoio à provável candidata democrata Hillary Clinton. No próximo dia 5 de julho, terça-feira, Obama participa do primeiro evento de campanha de Hillary Clinton, na Carolina do Norte.