27 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Escândalo

Diretora de Ceinf revela: "Andréia é quem manda na Semed e vai demitir recreadores que fizerem greve

A- A+

O MS Notícias recebeu na manhã de hoje de recreadoras de um Ceinf (Centro de Educação Infantil) de Campo Grande um áudio de uma reunião que aconteceu hoje pela manhã antes do início da greve dos recreadores que trabalham nos Ceinfs pela Omep e Seleta. Hoje, os 2048 profissionais que atuam em Ceinfs deram início à greve depois que a Prefeitura descumpriu acordo assinado de redução de carga horária de 7h para 6h e reajuste salarial de 9%.

Segundo as recreadores do Ceinf Maria Carlota, que fica no bairro Paulo Coelho Machado, ontem, elas receberam uma ligação da diretora convocando-as para reunião hoje cedo, mas ontem mesmo por telefone foram aconselhadas a não aderir a greve "pois cabeças iriam rolar". Ainda segundo as recreadoras, alguns profissionais do Ceinf Maria Carlota foram impedidos pela diretora de sair da unidade para acompanhar o movimento na Praça do Rádio Clube. Conforme site da Prefeitura Municipal de Campo Grande, a diretora do Ceinf é Christiane Coelho da C. Oliveira. A reportagem tenta localizá-la.

Na reunião, a diretora tenta convencer as recreadoras a não entrar em greve e resolve abrir o jogo sobre o que está acontecendo na Semed (Secretaria Municipal de Educação). Segundo a diretora, Wilson do Prado, secretário de administração nomeado como interino da Semed é apenas um "laranja", "quem manda desde segunda-feria é Andréia."

A diretora começa alertando as funcionárias sobre a maneira como elas trataram Andréia Olarte ontem. "Vou explicar mais uma vez para vocês. Primeiro, quero dizer do desagrado da foram como vocês falaram com ela (Andréia Olarte) ontem. Antes de ela ser minha pastora, uma pessoa que tenho acesso, ela é a primeira dama e ela que está à frente da nossa secretaria nesse momento. Ela é nossa chefe. Fui chamada ontem por ela para auxiliar porque ela assumiu a secretaria segunda. Tem o secretário de administração que responde e assina, mas quem manda é ela.", diz a diretora.

A funcionária alerta as recreadores da possibilidade de represália diante da greve e chega afazer um pedido a elas para que reflitam, pois elas são o "lado mais fraco da corda". A diretora ainda acusa os sindicatos que representam os trabalhadores, Omepe e Seleta de terem fechado acordo com Prefeitura em prejuízo dos funcionários. " A corda sempre arrebenta para lado mais fraco. A greve está amparada, é legal, mas no Brasil a lei funciona gente? Vocês acham que eles amaram aceitar reduzir a carga horária. Dos 2408 funcionários da Seleta e Omepe vai cair pela metade. Aí vocês perguntam como a creche vai funcionar, mas vocês acham que eles estão preocupados? Vocês  O sindicato vai fugir, está fechadinho com prefeito, não se enganem se ela (Andréia) mandar 400 recreadores embora sindicato vai fazer alguma coisa?"

Depois disso, a diretora revela que Andréia Olarte ligou pessoalmente para todas as diretoras de Ceinfs de Campo Grande pedindo a elas que tivessem essa mesma conversa com recreadoras. "Do jeito que fizeram comigo, fizeram com todas as diretoras dizendo pra ter essa reunião. Como ela me conhece foi sincera e direta e disse.O corte vai começar pelo seu Ceinf."