18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Solurb descumpre contrato e coleta é suspensa

A- A+

Tayná Biazus e Heloisa Lazarini

A CG Solurb, empresa que faz a coleta do lixo na cidade de Campo Grande, suspendeu na tarde de ontem, por volta das 15h os trabalhos realizados. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação, Wilson Gomes, a paralização vai continuar por todo o dia de hoje. Nesse período de um dia e meio sem haver a coleta, em torno de 800 toneladas de lixo não serão recolhidas. Uma média de 400 trabalhadores, entre coletores e motoristas estão parados hoje.

Ainda, de acordo com o presidente, o pagamento dos coletores está em dia. “O que está acontecendo é em relação à prefeitura e a Solurb. Nós recebemos ontem um ofício que a coleta iria parar, e foi o que aconteceu”.

Para o promotor Fabrício Proença Azambuja da 29ª Promotoria de Justiça, que acompanha o caso, a Solurb não está fazendo a parte dela e devido a esse fator, o pagamento foi suspenso. A parceria público-privada realizada entre a prefeitura da Capital e a empresa, em uma de suas cláusulas pedia que fosse feito um investimento pela Solurb na aquisição de novos caminhões, e isso não foi realizado. “A Solurb está trabalhando com os caminhões alugados, e isso não faz parte do contrato. Só para iniciar o contrato, com o pagamento, a empresa deveria ter investido em caminhões zero quilômetro, mas isso não foi feito”, relatou o promotor.

Para o superintendente da Solurb, Élcio Terra, a paralização aconteceu porque a prefeitura não realizou o pagamento para a empresa. Élcio explicou que esse pagamento é feito de acordo com a unidade de medida, e de acordo com a quantidade de serviços realizados, seja em toneladas, quilômetros rodados ou quilogramas.

O prefeito Alcides Bernal (PP), informou que a prefeitura enviou um ofício para a CG Solurb pedindo que seja retomada a coleta em Campo Grande, e caso isso não acontecer, medidas judiciais serão tomadas, além de o MP (Ministério Público) ser acionado.

Em resposta, Élcio Terra informou que a prefeitura realizou um pagamento parcial, e que os trabalhos de coleta irão ser retomados.