02 de maio de 2024
Campo Grande 26ºC

Senado

Em audiência da Comissão de Educação, Simone questiona ministro sobre cortes no setor

A- A+

A senadora Simone Tebet (PMDB) questionou o ministro da Educação, Renato Janine, sobre as prioridades de investimento diante do contingenciamento da pasta. Ela presidiu parte da audiência pública ocorrida nesta terça-feira (9) na Comissão de Educação.

“Estou tentando entender os sinais contraditórios da política de Educação neste país. A presidente Dilma inicia o segundo governo com o lema: ‘Brasil, Pátria Educadora’, mas dentre os cortes orçamentários, o MEC foi o terceiro mais afetado perdendo mais de R$ 9 bilhões ou 20% do seu orçamento previsto para 2015”, constatou Simone.

Em sua exposição, o ministro disse que a ideia é manter os projetos em andamento apesar do ajuste fiscal e que atualmente já é investido 6,8% do PIB no setor. A meta do Plano Nacional de Educação é chegar a 10% do PIB em 2010.

Simone questionou as possíveis fraudes no Pronatec, e citou relatório da Controladoria Geral da União (CGU) de 2014 que destacava descontrole de gastos públicos porque os alunos desistentes continuavam sendo contabilizados. O ministro Janine se comprometeu a enviar informações mais detalhadas à Comissão posteriormente. Simone elogiou a iniciativa do Pronatec de expandir a oferta de cursos de educação profissional. Questionou, porém, como será o futuro do programa.

Ensino Médio

Simone citou o alto índice de evasão escolar, afirmando que apenas 40% dos jovens de 18 a 24 anos concluem o ensino médio, o grande gargalo da educação. A senadora reforçou a necessidade de haver um currículo mais atraente e próximo da realidade dos adolescentes. Por isso, Simone sugeriu a inclusão de temas como ética, cidadania e direitos humanos em conteúdos como português, história, geografia, etc.